O time norte-americano KC Current homenageou a atacante brasileira Debinha por alcançar uma marca expressiva de jogos na liga dos Estados Unidos. Atuando há nove temporadas no país, Debinha completou 150 partidas na NWSL e se tornou a primeira sul-americana a atingir esse número. Na última partida, contra o North Carolina Courage, o clube entregou à jogadora um quadro com uma camisa e a numeração comemorativa.
A carreira
Em solo brasileiro, Debinha atuou pelos clubes Saad São Caetano, Portuguesa, Centro Olímpico, Foz Cataratas e São José. Antes de seguir para os Estados Unidos, ela rodou o mundo. Na Noruega, a atacante passou pelo Avaldsnes IL e depois foi para China, jogando no Dalian Quanjian. A brasileira chegou nos Estados Unidos em 2017 e joga lá desde então. Antes do KC Current, onde está desde 2023, a artilheira atuou por seis temporadas no North Carolina Courage. Na América do Norte, Debinha conquistou duas vezes a National Women’s Soccer League e uma vez a NWSL Challenge Cup.
Seleção Brasileira
Vestindo a camisa canarinho, Debinha é a terceira maior artilheira da história, com 61 gols, ficando atrás apenas de Cristiane, com 116, e Marta, com 119. No entanto, sua trajetória defendendo o Brasil começou ainda em 2010, no Mundial Sub-20, disputado na Alemanha. Em seguida, em 2011, ela recebeu sua primeira convocação para o time principal, participando dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México. Desde então, já soma 147 aparições com a Seleção Brasileira. Entre essas participações, destacam-se dois Jogos Olímpicos (2016 e 2020), duas Copas do Mundo (2019 e 2023) e duas Copas Américas (2018 e 2022), conquistando o título continental nas duas edições. Mais recentemente, sua última convocação foi para a Copa América deste ano, conquistada pela Seleção Brasileira. Porém, devido a uma lesão ligamentar no joelho, Debinha acabou sendo cortada da lista.