A quinta-feira (9) foi de convocação dupla no Futebol Feminino brasileiro. O técnico Arthur Elias anunciou a lista da Seleção Brasileira Feminina principal para os amistosos contra Inglaterra e Itália, enquanto Camila Orlando revelou as jogadoras da Seleção Feminina Sub-20, que enfrentará o México, em Goiânia. As duas convocações, embora para desafios diferentes, revelam uma igualdade no discurso: construção, renovação e evolução contínua do projeto das seleções femininas.
Desafios europeus e foco em 2027 para Arthur Elias
Arthur Elias voltou a destacar o processo de transição e renovação que vem promovendo desde que assumiu o comando da Seleção Brasileira. O treinador tem apostado em um grupo jovem, com uma média de idade de 24 anos, e vê nos próximos amistosos uma oportunidade de amadurecimento de ideias antes da Copa do Mundo de 2027.
“Vamos enfrentar duas grandes seleções europeias. A Inglaterra bicampeã da Eurocopa, a Itália foi semifinalista, jogando muito bem. A lista foi planejada de acordo com essa evolução que a gente vem fazendo na seleção. Com oportunidades para jovens jogadoras, temos uma média de idade de 24 anos, o que a gente considera próximo do ideal pensando na Copa do Mundo de 2027”, afirmou Arthur.
Os confrontos com Inglaterra e Itália prometem testar o novo momento da Seleção. A última vez que o Brasil enfrentou as inglesas foi na primeira edição da Finalíssima de 2023, em Wembley, diante de 83 mil torcedores. O empate por 1 a 1 no tempo normal levou a decisão para os pênaltis. As inglesas venceram por 4 a 2. Contra a Itália, o mais recente encontro aconteceu em 2022, com vitória brasileira por 1 a 0, gol de Adriana, em Gênova.
Confira a convocação do elenco principal
Camila Orlando na 2ª participação do Sub-20
Enquanto a equipe principal encara adversárias europeias, a Seleção Feminina Sub-20 dá continuidade à preparação enfrentando o México. A equipe é finalista da CONCACAF e já classificada para o Mundial da categoria, em 2026. Em sua segunda convocação no comando da equipe, Camila Orlando ressaltou a importância dos amistosos e a oportunidade de colocar em prática o que foi aprendido na primeira experiência à frente do grupo.
“É um privilégio fazer parte da formação e do desenvolvimento da modalidade no país. Enfrentar o México, uma equipe já classificada para a Copa do Mundo de 2026, finalista da CONCACAF, é uma grande oportunidade de experimentar o futebol internacional”, disse a técnica em entrevista coletiva.
Confira a convocação do Sub-20
Por fim, em pergunta realizada pelo Campo Delas, do Portal iG, Camila explicou que o primeiro período de trabalho teve caráter diagnóstico, enquanto a nova convocação representa um passo de consolidação.
“Agora já é um primeiro passo de uma construção do que pode ser apresentado para as sequências do campeonato, principalmente para a preparação do Sul-Americano. A gente espera seguir em evolução e realmente preparar as atletas de base para uma sequência de muita qualidade nas categorias profissionais.”
Leia também: