Aos 22 anos e sem passagens por clubes brasileiros, Gio Garbelini sempre teve Marta como grande inspiração. Hoje, vê o que era um sonho se tornar realidade: ter como companheira de equipe e poder atuar ao lado da Rainha na Copa América Feminina.
Destaque no Atlético de Madri Feminino, Gio é peça-chave no esquema tático do técnico Arthur Elias na seleção brasileira. Jogando ao lado de Marta, ele é a sensação do Brasil na competição continental.
A atacante disputou as cinco partidas do Brasil até agora na Copa América: foi titular em três delas e entrou como substituta em outras duas. Os números são promissores — marcou um dos cinco gols na goleada sobre o Uruguai, pela semifinal, e deu duas assistências na vitória sobre a Venezuela, ainda na fase de grupos.
Dupla nacionalidade e carreira internacional
Gio Garbelini nasceu em 21 de junho de 2003, em São Paulo, mas ainda na infância se mudou com a família para os Estados Unidos. Em 2014, a família migrou novamente, desta vez para a Espanha.
Foi fora do Brasil que a relação de Gio com o futebol começou. Durante a adolescência, passou pelas seleções de base dos Estados Unidos e da Espanha. Com dupla nacionalidade, ela é elegível para atuar por Brasil, Espanha ou Estados Unidos — mas escolheu vestir a amarelinha.
Carreira no futebol europeu
A carreira profissional de Gio começou no Madrid CFF, onde jogou por três temporadas. Em 2020, aos 17 anos vestiu a camisa do Barcelona e no clube catalão jogou por uma temporada. Contudo, em 2021, atuou no Levante.
Na temporada seguinte, seguiu para o futebol inglês, onde defendeu o Everton e, posteriormente, o Arsenal, em 2023.
The Atletiverse 🕸️ pic.twitter.com/BEXapzQ1Y5
— Atlético de Madrid Femenino (@AtletiFemenino) July 10, 2025
Em 2024, Gio retornou à Espanha para reforçar o Atlético de Madri. Na equipe da capital espanhola, atacante se destaca com atuações decisivas e chegou a ser comparada a Julián Álvarez, atacante da seleção argentina e do time masculino do clube espanhol. Pelo desempenho, foi eleita a Jogadora Cinco Estrelas da temporada 2024/25.