O presidente da Fifa Gianni Infantino gravou um vídeo para a abertura da Workshop das Cidades-Sede da Copa do Mundo 2027. O principal torneio do Futebol Feminino será realizado no Brasil.
“Fiquei extremamente feliz em ver que a final do Campeonato Brasileiro Feminino levou mais de 40 mil torcedores à Arena Itaquera. O maior público do futebol naquele fim de semana entre times feminino e masculinos. O potencial do Futebol Feminino não tem limites. E agora a próxima etapa da sua evolução está nas mãos de uma das maiores nações de futebol do mundo. Eu não poderia estar mais entusiasmado”, diz Infatino, em um dos trechos.
Leia também: Libertadores Feminina: veja quais times brasileiros já participaram do torneio
Oito cidades brasileiras vão receber jogos da Copa do Mundo Feminina. É a primeira vez que a competição será disputada na América Latina.
“Será um evento multifacetado, inovador. Centenas de milhares de torcedores, sem falar em jogadores, dirigentes, jornalistas e parceiros, estarão aqui para participar e desfrutar de cidades magníficas e desse torneio extraordinário”, afirmou o presidente.
“Cabe a nos garantirmos que todos se sintam bem-vindos e que deixem o país levando boas impressões e memórias incríveis. Somos profundamente gratos pelo esforço, compromisso e amor de vocês pelo futebol. Muito obrigado e nos vemos em breve no Brasil”, concluiu Infantino.
Histórico e investimentos
Serão 32 seleções na disputa pelo título. Já são nove edições do torneio e, apesar do bom desempenho das brasileiras, a equipe canarinho nunca conquistou a taça da Copa do Mundo Feminina.
Os Estados Unidos são tetracampeões, seguidos por Alemanha (2 títulos), Noruega (1), Japão (1) e Espanha (1). O Brasil foi vice-campeão em 2007.
De acordo com informações iniciais, a Fifa tem objetivo de investir cerca de US$ 1 bilhão com a Copa do Mundo Feminina de 2027, o que seria um valor recorde para a competição.
O torneio acontecerá entre os dias 24 de junho e 25 de julho de 2027, com jogos espalhados por Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Recife (PE) , Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).