Uma das maiores jogadoras da história do futebol estadunidense teve uma noite de muita emoção. A ex-atacante Alex Morgan foi homenageada pelo San Diego Waves, seu último clube da carreira. A camisa 13, que ela usou por tanto tempo no futebol, foi aposentada no último domingo (07).
A homenagem
A cerimônia foi logo após a derrota da equipe do San Diego Waves por 3 a 0 para o Houston Dash e marcada por muita emoção de Alex Morgan e do público presente no estádio. A ex-jogadora foi aplaudida em pé pelos torcedores durante um minuto e Morgan contou com a companhia de sua mãe e a filha, que foi um dos motivos de sua aposentadoria em setembro de 2024.
Entre as homenagens, o San Diego Wave preparou um vídeo que relembrou a trajetória de Alex Morgan no clube, destacando seus gols, assistências, comemorações e os melhores momentos com a camisa da equipe. Em seguida, o clube revelou uma placa instalada na arquibancada com o número 13, em homenagem à camisa usada pela ex-atleta
Discurso
Os organizadores prestaram todas as homenagens à histórica jogadora norte-americana. Em seguida, Alex Morgan discursou para os jovens presentes e expressou seu sentimento ao receber tanto carinho dos torcedores.
“Aos jovens meninas e meninos que estão no estádio. Isto não era uma possibilidade para a Alex de sete anos. A Alex de sete anos sonhava em jogar futebol. Mas nem em meus sonhos mais loucos, poderia imaginar estar aqui vendo a aposentadoria do meu número. Porque, simplesmente, não era possível e agora é. E estar aqui, em casa, com vocês, isto significa tudo para mim. Meu muito obrigado”, falou.
13, immortalized, forever ∞ pic.twitter.com/PYtz56cOIY
— San Diego Wave FC (@sandiegowavefc) September 8, 2025
Bicampeã do mundo e outras conquistas
“Alex Morgan se consolidou como uma das atletas mais vencedoras da modalidade. Ao longo da carreira, ela defendeu clubes norte-americanos como o Western New York Flash, o Portland Thorns e o Orlando Pride. Também atuou pelo Lyon, da França, onde conquistou a Liga dos Campeões da UEFA, e pelo Tottenham, da Inglaterra. Em 2024, ela encerrou a carreira no San Diego Wave. Pela Seleção dos Estados Unidos, Morgan acumulou títulos: conquistou o ouro olímpico em Londres 2012 e a prata em Tóquio 2020. Venceu duas Copas do Mundo, em 2015 (Canadá) e 2019 (França), e foi vice-campeã em 2011 (Alemanha).
Fora de campo, Morgan escreveu livros infantis sobre futebol e cofundou a empresa Togethxr, dedicada ao esporte e à mídia feminina. Além disso, ela liderou movimentos em defesa da igualdade de gênero e salarial na modalidade.