O Campeonato Mineiro Feminino começa neste sábado (20). Ao todo, seis equipes disputam a competição: Cruzeiro, América-MG, Atlético-MG, Araguari, Itabirito e Valadares. Todos os jogos serão transmitidos pelo canal de YouTube da Federação Mineira de Futebol.
Fórmula de disputa
A competição será dividida em três fases: classificação, semifinais e final. Assim sendo, a fase classificatória será disputada em turno único, com pontos corridos. Ao final, as quatro melhores equipes se classificam às semifinais. O líder geral enfrenta o quarto colocado, em jogos de ida e volta. O segundo colocado encara o terceiro.
Quem avançar, disputa a fase final, que também terá duas partidas. A vantagem de decidir em casa é sempre da equipe de melhor campanha.
Rodada 1
- Sábado, 20 de setembro de 2025
- 15:00 – Cruzeiro – SAF x Araguari | Arena Gregorão, Contagem
- 15:00 – América x Itabirito | Victor Andrade de Brito – Frimisa, Santa Luzia
- Domingo, 21 de setembro de 2025
- 15:00 – Atlético SAF x Valadares E. C. | Arena Gregorão, Contagem
Ver essa foto no Instagram
Atuais Bicampeãs Mineiras, as Cabulosas iniciam o torneio como favoritas. Afinal, além de ter o maior investimento do estado, o time celeste acabou de ser vice-campeão Brasileiro Feminino.
Desta forma, o técnico Jonas Urias já traçou a estratégia: “é fazer bons jogos na primeira fase, para que isso nos coloque em primeiro lugar. Assim, a gente manda os jogos de volta diante da nossa torcida, para terminar o ano como campeão mineiro”.
Atlético-MG
Porém, outras duas equipes tentam evitar o tricampeonato da Raposa. O Atlético-MG é o maior campeão do estado, com 8 títulos. O último troféu foi conquistado em 2022 com uma vitória sobre as Cabulosas por 3 a 1 no estádio Mineirão.
Nesta temporada, as Vingadoras brilharam ao conquistar o acesso à primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Inclusive, a convite da reportagem do Campo Delas, a treinadora Fabiana Guedes falou com exclusividade sobre o feito:
“O acesso foi um passo muito importante para o clube. Sabemos que a Série A tem um nível altíssimo e ainda temos muito a evoluir. É natural pensar em reforços e ajustes no projeto, mas o mais importante é consolidar a base que construímos este ano. A equipe mostrou força. E, com planejamento, a ideia é ter uma equipe muito competitiva em 2026”.
Portanto, segundo a comandante do Galo, a torcida pode esperar um time forte também no estadual:
“Um Atlético competitivo, buscando impor o nosso jogo desde a primeira rodada. Vamos lutar, brigar lá em cima respeitando os adversários, mas acreditando muito na força do nosso grupo e no nosso trabalho”.
América-MG
Já o América disputou a Série A do Campeonato Brasileiro em 2025 e encerrou a primeira fase em nono lugar. Nesta semana, as Spartanas foram eliminadas das oitavas de final da Copa do Brasil Feminina após uma derrota por 3 a 0 para o Palmeiras, em São Paulo.