A Portuguesa Feminina anunciou a contratação da treinadora Daniela Alves para comandar a equipe Sub-20 feminina. A chegada da profissional faz parte do processo de reconstrução do futebol feminino do clube.
O projeto do futebol feminino da Lusa passa por um planejamento técnico e institucional. A instituição busca a valorização e a formação de atletas, além da profissionalização das comissões técnicas. Entretanto, para retomar o protagonismo em competições estaduais e nacionais, o clube recorreu uma velha conhecida.
Trajetória campeã
Ídolo histórico da Portuguesa Feminina, Daniela foi revelada pelo clube ainda na adolescência. Com uma carreira meteórica, ela se tornou um dos grandes nomes do futebol brasileiro e mundial nas décadas de 1990 e 2000. Com a camisa rubro-verde, foi bicampeã Paulista (1998 e 2000) e campeã brasileira (2000), marcando época em uma geração vitoriosa da Lusa.
Pela Seleção Brasileira, a jogadora foi duas vezes medalhista olímpica (Atenas 2004 e Pequim 2008) e vice-campeã mundial (2007). Daniela Alves também foi eleita uma das seis melhores jogadoras do mundo pela FIFA.
Após experiências como treinadora nas categorias de base de São Paulo, Corinthians e Mixto, Daniela retorna à Portuguesa Feminina. O objetivo é assumir um papel estratégico no desenvolvimento das jovens atletas da base. Seu retorno representa mais do que uma nova etapa na carreira: é também um reencontro com a casa onde tudo começou.
Retorno a Portuguesa
“Eu estou muito feliz, de verdade, em poder retornar à casa onde eu iniciei minha carreira no futebol. Tudo começou para mim aqui na Portuguesa. Cheguei aqui com 13 anos de idade e aos 15 já estava na Seleção Brasileira. Minha primeira Olimpíada foi como atleta da Lusa. Hoje, poder retornar e compartilhar todo conhecimento adquirido na minha carreira, é simplesmente mágico”, afirmou Daniela após anúncio.
Novo momento da Lusa
A chegada de uma referência como Daniela Alves reforça esse compromisso, como destaca Sérgio Guerreiro, diretor de futebol de base da Lusa.
“Conheço a Daniela [Alves] desde os tempos em que ainda atuava como atleta e pude acompanhar de perto sua evolução profissional. Sua história, experiência e identificação com a Portuguesa fazem dela o nome ideal para este novo momento do futebol feminino do clube, que passa por um processo sério de reconstrução e fortalecimento”, comentou o dirigente.
Com a experiência de quem viveu a evolução da modalidade dentro e fora de campo, Daniela chega para inspirar e liderar uma nova geração de “Crias da Lusa“, contribuindo com seu conhecimento, história e paixão pelo clube paulista.