O crescimento do futebol feminino no Brasil e a consolidação do Campeonato Brasileiro Feminino como a principal competição nacional da América do Sul têm atraído cada vez mais jogadoras estrangeiras. A presença dessas atletas internacionais no Brasileirão ficou evidente nas recentes convocações para a Liga das Nações da Conmebol.
Até o momento, sete jogadoras que atuam em clubes brasileiros foram convocadas por suas seleções nacionais. O Uruguai lidera com cinco representantes, seguido por Equador e Venezuela, com uma atleta cada.
Confira as “gringas” convocadas, seus clubes e seleções:
Internacional
O Colorado teve duas atletas chamadas para a seleção uruguaia: a zagueira Fefa Lacoste e a atacante Belén Aquino.
Fefa, que já possuía passagens pela seleção principal, chegou ao clube em janeiro de 2025. Já Belén veste a camisa do Inter desde 2023 e é a quarta maior artilheira da equipe desde a retomada do futebol feminino, com 30 gols marcados.
Bahia
Duas atletas do Bahia também integram a lista de convocadas: a meio-campista Ángela Gomez e a atacante Wendy Caraballo, ambas do Uruguai.
Ángela chegou ao clube em janeiro de 2024. Ela disputou partidas na seleções de base, foi convocada pela primeira vez para a equipe principal em julho deste ano, durante a Copa América Feminina.
Contratada em janeiro de 2025, Wendy veio do Peñarol para reforçar as Mulheres de Aço. Com a camisa da Celeste, participou das edições de 2022 e 2025 da Copa América.
Red Bull Bragantino
A meio-campista Karol Bermudez representará o Red Bull Bragantino na seleção uruguaia. A jogadora chegou ao clube em janeiro de 2024 e também disputou as Copas Américas de 2022 e 2025.
Palmeiras
Convocada para a Liga das Nações, a meio-campista Joselyn Espinales reforça a seleção do Equador na competição sul-americana. No Palmeiras desde agosto de 2024, ela disputou as duas últimas edições da Copa América com sua seleção.
Grêmio
Fechando a lista, a venezuelana Kika Moreno representará o Grêmio. A meio-campista chegou ao clube em julho de 2025, vinda do Instituto 3B (AM), e defenderá a seleção da Venezuela na competição.
Sobre a Liga das Nações
A Conmebol Liga das Nações de Futebol Feminino coloca as seleções sul-americanas em disputa por vagas diretas na Copa do Mundo Feminina de 2027, que acontecerá no Brasil
Participam da disputa nove países: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
As duas seleções mais bem colocadas ao final da competição garantirão vaga direta no Mundial. Já as terceira e quarta colocadas disputarão a repescagem intercontinental.