Uma internauta criticou a Federação Inglesa em post sobre o campeonato mundial de futebol para cegas. A inglesa Holly Tuke, blogueira premiada por falar sobre deficiência, e entusiasta do Futebol Feminino, pediu o texto alternativo da imagem no post do Instagram da liga.
A postagem em questão fala da preparação da equipe para o mundial da categoria.
“Me preparando para o Campeonato Mundial da IBSA! Acompanhe o treino com a nossa equipa feminina de cegos da Inglaterra”.
IBSA é a sigla em inglês para a Federação Internacional de Esportes para Cegos.
”Boa sorte, meninas! Não se esqueçam de adicionar texto alternativo para que seu conteúdo seja acessível a fãs cegos e com baixa visão, permitindo que todos demonstrem seu apoio”, comentou Holly.
Ver essa foto no Instagram
Muitos times e empresas espalhadas pelo mundo já contam com o texto alternativo para acessibilidade. O Instagram da Lionesse, no entanto, não possui esta informação.
O que é o futebol para cegas
O futebol de cegas é um esporte de cinco jogadoras, com regras específicas. Isso acontece para permitir que atletas totalmente cegos (classe B1) ou com baixa visão, pratiquem o esporte com segurança e competitividade.
Os times são formados por quatro jogadores de linha que usam venda nos olhos, e uma goleira que enxerga. A bola possui guizos internos que produzem som. Dessa forma, permite que as atletas a localizem pela audição.
Os jogos são silenciosos para que as jogadoras possam ouvir a bola e as orientações dos guias. Quem faz este trabalho são a goleira, o técnico e o chamador, profissional que fica atrás do gol adversário.
Outro som permitido é a palavra “voy”, que significa “eu vou”, quando as atletas se aproximam da bola ou de um adversário, para evitar colisões.