Os exames realizados na meio-campista Laís Estevam, do Palmeiras Feminino, apontaram a ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho direito. A jogadora sofreu a lesão no amistoso da Seleção Brasileira Feminina diante da Itália, na terça-feira (28).
Diante da gravidade, ela foi submetida a uma ressonância magnética. O Departamento Médico do Palmeiras confirmou a lesão nesta sexta-feira (31). Conforme o comunicado do Palmeiras, Laís Estevam está sob cuidado do Departamento Médico e deverá passar por cirurgia dentro de quatro a seis semanas.
Em suas redes sociais, a atleta postou um vídeo com o momento do choque com a jogadora italiana. O lance ocorreu aos 6 minutos da segunda etapa, na entrada da área do Brasil, em um momento de disputa de bola e a brasileira saiu levando a pior. Laís escreveu:
”Dá uma tristeza e uma angústia gigantesca, pois quem me conhece sabe o quanto amo estar em campo, competindo, superando limites e dando meu máximo. Agora, é me dedicar todos os dias e fazer tudo o que é preciso para voltar mais forte e melhor. E, quando voltar, continuar fazendo o que eu mais amo, que é jogar futebol e defender o meu clube.”
Esse é mais um exemplo do surto de lesões de ligamento cruzado anterior (LCA) no Futebol Feminino.
Para Ana Maria Markovic, jogadora croata e que atua no FC Brooklyn, as lesões não são apenas coincidência. Segundo a jogadora, mais de 160 atletas sofreram com a ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) só neste ano, sendo 20 casos em outubro.
Se a contagem de Markovic estiver correta, Laís Estevam seria a 21° jogadora com a lesão em outubro no mês. A jogadora croata cobrou providências:
“Nós precisamos urgentemente de mais pesquisas sobre como prevenir esse tipo de lesão. Nossos corpos são diferentes e o mundo dos esportes precisa adaptar o treinamento e os métodos de prevenção. Isso não é normal e não podemos continuar deixando que isso seja o normal. É hora de uma mudança. Então, vamos mudar algo para que as mulheres não precisem passar por isso no futuro”, finalizou a jogadora.
