O Santos Feminino, as Sereias da Vila, é um dos times pioneiros da modalidade. Com títulos internacionais, nacionais e jogadoras reveladas, a equipe da Vila Belmiro também passou por momentos difíceis.
Iniciado em 1997, as Sereias começaram em um cenário ainda sem muitas expectativas e apoio. O auge do Santos Feminino aconteceu entre 2009 e 2010, quando conquistaram o bicampeonato da Libertadores, sendo o primeiro time a segurar a taça, além de dois títulos consecutivos da Copa do Brasil e o tri no Paulista.
Entre as jogadores daquela época estavam as já consagradas Marta e Cristiane e as revelações como Ketlen Wiggers, Carol Arruda e Érika.
Sereias da Vila foram canceladas em 2012
Após os momentos de glória do alvinegro, o time do Santos Feminino sofreu um revés. Alegando falta de recursos e patrocínio, o então presidente do Santos Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, o Laor, encerrou as atividades das Sereias da Vila.
Na época, a imprensa especulou que a atitude do mandatário foi para segurar os custos e manter Neymar no Santos. Já o atleta teria oferecido ajuda para manter a equipe.
Retornou três anos depois
Na gestão do presidente Modesto Roma Júnior, as Sereias da Vila retomaram seu local de destaque e voltaram às competições. O jogo de retorno da equipe foi um amistoso contra a Portuguesa, realizado em 14 de abril de 2015, data do aniversário de 103 anos do alvinegro. Em 2017, conquistou o Santos Feminino conquistou o título do Campeonato Brasileiro.