A atacante holandesa Lieke Martens anunciou sua aposentadoria do futebol, aos 32 anos.Ela disse que vai se dedicar à maternidade e passar mais tempo com a filha Lowen, de seis meses de idade. Eleita a melhor jogadora do mundo pela FIFA em 2017, Martens destacou que o futebol transformou sua vida.
Ela afirmou que seguirá acompanhando o crescimento do Futebol Feminino.
©Getty Images
Martens começou no Heerenveen, da Holanda, em 2010, e depois se transferiu para o Barcelona em 2017. Na equipe espanhola, se destacou – com 70 gols e 49 assistências em 150 jogos. Também ganhou a Champions League, três vezes o Campeonato Espanhol, três vezes a Copa da Rainha e duas Supercopa da Espanha.
Em 2022, chegou ao Paris Saint-Germain, onde jogou 52 partidas e marcou 12 gols.
Pela seleção da Holanda, fez 160 jogos oficiais, com 61 gols e nove assistências. Conquistou a Eurocopa Feminina de 2017 e foi destaque na campanha da Holanda na Copa do Mundo de 2019, quando foi vice-campeã, na final contra os Estados Unidos.
“Eu nunca poderia ter imaginado quão longe o meu sonho me levou. Ano passado, eu dei adeus à seleção nacional (da Holanda), e agora eu decidi me aposentar do futebol de clubes também. Apesar de receber grandes oportunidades para continuar, eu decidi abandonar o jogo que eu tanto amo e encerrar esse capítulo da minha carreira”, disse ela, no texto da publicação que fez. “O futebol me deu experiências inesquecíveis, mas, mais do que isso, me transformou na pessoa em que eu sou hoje.”
Confira o post que Lieke Martens fez em sua conta no Instagram para anunciar a aposentadoria: