Uma das maiores jogadoras da história do Futebol Feminino mundial, e da Holanda, anunciou a aposentadoria dos gramados em definitivo nesta segunda-feira (01). Lieke Martens, que já havia se retirado da Seleção Holandesa em 2024 por conta da maternidade e agora, pelo mesmo motivo, se despede da modalidade.
A carreira
Nascida em 16 de dezembro de 1992, em Bergen, na Holanda, Lieke Martens iniciou sua carreira ainda criança nos clubes RKVV Montagnards e Olympia ’18. Posteriormente, a atacante passou por VVV-Venlo, Standard Liège, FCR 2001 Duisburg, Kopparbergs/Goteborg, Rosengard, Barcelona e Paris Saint-Germain, onde fez suas últimas temporadas.
Pela seleção holandesa, Martens realizou 160 partidas e marcou 62 gols e atuou até 2024, quando anunciou sua aposentadoria dos jogos internacionais. Ela foi campeã da Eurocopa de 2017, sendo peça fundamental da conquista em casa e eleita a melhor jogadora do torneio. Além de ser vice-campeã da Copa do Mundo de 2019. No total, por clubes, a atacante fez 324 jogos, com 126 gols e 60 assistências.
Maternidade
Lieke Martens anunciou sua gravidez em junho de 2024 e seu filho, Lowen Erbe, nasceu no dia 18 de fevereiro de 2025. Ela é casada com, também ex-jogador, Benjamin van Leer. No anúncio da sua aposentadoria, a agora, ex-atacante, reafirma seu compromisso em ser mãe, dizendo ser sua prioridade de vida no momento e que está disposta a abraçar tudo que virá pela frente.
