No duelo de alvinegras, na Vila Belmiro, quem levou a melhor foi o Santos Feminino, que empatou por um a um com o Botafogo Feminino e ficou com o título inédito do Campeonato Brasileiro Feminino A-2. A torcida do Peixe atendeu ao convite do craque Neymar. Assim, quase 8 mil torcedores vibraram com a conquista no estádio.
Como venceram o primeiro jogo por 1 a 0 no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, as Sereias da Vila tinham a vantagem do empate para ficar com a taça. Mas, mesmo assim, tomaram a iniciativa da partida. Aos 19 minutos, Thaisinha passou por duas adversárias e rolou na esquerda para Analuyza, que fez o cruzamento. Porém, Laryh cabeceou para fora.
Na sequência, em uma jogada aérea, a bola sobrou na risca da pequena área para a zagueira Pardal, que tentou o chute. A goleira Michelle conseguiu fazer uma grande defesa ao espalmar para escanteio.
Botafogo abre o placar
O Botafogo acordou aos 35 minutos. Carol invadiu a área e foi derrubada por Rafa Andrade. Com auxílio do VAR, a árbitra mineira Andreza Helena de Siqueira assinalou pênalti. A própria Carol se encarregou da cobrança. A atacante optou por finalizar no canto direito da goleira Stefane, que defendeu firme.
No entanto, mais uma vez a arbitragem foi decisiva, pois constatou que a camisa 1 havia se adiantado, anulando a batida. Ou seja, Carol teve uma segunda oportunidade para chutar. Cobrou a penalidade no mesmo lado e abriu o placar para a equipe carioca.
Gol e título no segundo tempo
No início do segundo tempo, Júllia teve a única chance da equipe carioca ao “soltar a bomba” da meia-lua. A bola passou por cima da trave santista. Já o Santos tentou dar o troco duas vezes com Carol Baiana. Entretanto, a camisa 9 errou o alvo em ambas oportunidades, nas bolas alçadas à área.
Só que aos 34 minutos, de tanto insistir, Carol Baiana fez o gol de empate. Ela estava atenta à bola mal cortada pela goleira Michelle, em cobrança de escanteio. E escorou para o fundo das redes: foi o quarto gol da experiente atleta, de 30 anos, na competição. Fim de jogo, placar 1 a 1.
Portanto, depois de ser rebaixado em 2024, o Santos volta com moral à elite do futebol brasileiro em 2026, como legítimo campeão da Série A-2. Botafogo, Atlético-MG e Fortaleza também conquistaram o acesso.