O Cruzeiro Feminino tem o objetivo claro de conquistar, pela primeira vez na história, o Campeonato Brasileiro Feminino. Se isso acontecer, a equipe mineira será a primeira fora do eixo Rio-São Paulo a faturar o título desde 2013. A partir deste ano, a competição vem sendo disputada de forma ininterrupta, sob a coordenação da CBF.
Assim, nas 12 finais do torneio nacional, até o momento, 11 foram vencidas por clubes paulistas e uma por um carioca, o Flamengo, em 2013. O Corinthians é, disparado, o clube mais vitorioso: são seis taças no total (2018, 2020, 2021, 2022, 2023 e 2024).
“Existe Futebol Feminino fora do eixo”
Foto: Gustavo Martins/ Cruzeiro
Para Bárbara Fonseca, dirigente do Cruzeiro Feminino, o desempenho das Cabulosas, em 2025, deveria despertar mais a atenção da imprensa. Não só de Minas Gerais, mas até outros estados:
“Eu convoco a imprensa, principalmente, para voltar os olhares para fora desse eixo, porque tem muitas pessoas trabalhando com muita excelência para que a gente cresça de uma forma nacional. Existe Futebol Feminino bem feito também fora de São Paulo”, garante a Gerente de Futebol das Cabulosas.
Adversário indigesto
Foto: Gustavo Martins/ Cruzeiro
No Futebol Feminino, o Corinthians foi um dos únicos times a vencer o Cruzeiro, em 2025. As Brabas ganharam por 4 a 2 na primeira fase do Campeonato Brasileiro Feminino, no dia 18/06. Inclusive, foi a única derrota das Cabulosas nesta fase da competição.
Os times já haviam se enfrentado outras duas vezes em 2025. Deu Corinthians na semifinal da Supercopa Feminina, com o placar de 1 a 0, em São Bernardo do Campo, no dia 12 de março.
Já no dia 06/08, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, os times empataram por 1 a 1 no tempo regulamentar. Nos pênaltis, o Timão venceu por 4 a 2 e avançou para as oitavas de final.
Ou seja, as Brabas estão entaladas na garganta das Cabulosas, como confirmou a camisa 10 Byanca Brasil, logo após o Cruzeiro se classificar para a grande decisão. Assim neste domingo, tudo pode acontecer na Arena Independência.
Gabigol apoia o Futebol Feminino
Para superar esse adversário indigesto, o Cruzeiro conta com o apoio da torcida. E uma das celebridades que fizeram o pedido para que a Nação Azul lotasse a Arena independência neste domingo foi o atacante Gabigol, um dos grandes entusiastas do Futebol Feminino.
Ver essa foto no Instagram