O Cruzeiro Feminino tenta fazer a melhor campanha da sua história no Campeonato Brasileiro Feminino. As Cabulosas nunca conseguiram ir além das quartas de final da competição. Para isto acontecer, a equipe precisa derrotar o Bragantino Feminino, neste sábado, às 10h30, no estádio Independência, em Belo Horizonte. No primeiro confrontou houve empate por zero a zero, no Canindé, em São Paulo.
O projeto do time feminino do Cruzeiro foi retomado em 2019 e, naquele ano, disputou a série A2 do Brasileirão. As Cabulosas conquistaram o acesso para a elite do futebol nacional como vice-campeãs, já que o título ficou com o São Paulo.
Nas três temporadas seguintes, a equipe mineira disputou a primeira divisão. No entanto, não conseguiu passar da primeira fase da competição. Finalmente, o feito veio em 2023: o Cruzeiro se classificou em oitavo. Porém, levou a pior nos mata-matas para o Corinthians, que venceu as duas partidas.
Em 2024, as Cabulosas avançaram até as quartas de final novamente. Desta vez, no entanto, o carrasco da eliminação foi o Palmeiras Feminino, que venceram em Belo Horizonte e empataram em Jundiaí.
Melhor campanha da primeira fase
O Cruzeiro fez a melhor campanha da primeira fase do atual Brasileirão Feminino, com onze vitórias, três empates e apenas uma derrota – para o Corinthians. Apesar dos números impressionantes, o técnico Jonas Urias sabe que, nas quartas de final, uma derrota para o Bragantino pode colocar em xeque o trabalho do ano inteiro. Por isso, durante a semana, nos treinamentos, o comandante corrigiu erros do primeiro jogo e revelou os planos para vencer no sábado:
“É entender as brechas que a gente deu e passar para as nossas jogadoras o que não funcionou. Trabalhamos, treino a treino, reunião a reunião, tudo o que a gente tem que fazer para explorar os nossos melhores pontos, para repetir as melhores ações. E obviamente trabalhamos a finalização, as situações do último terço do campo para criar mais oportunidades e convertê-las”.