Com presença marcante da torcida, uma virada histórica e uma goleada incontestável, a equipe do Atlético Piauiense conquistou o título do Campeonato Brasileiro Feminino Série A3 e se tornou a primeira representante do estado a alcançar uma taça nacional.
O Atlético chegou à decisão no estádio Albertão com a missão de reverter a derrota por 2 a 1 sofrida no jogo de ida, diante do Vila Nova-GO. Empurrado pela torcida em Teresina, o Cavernão venceu por 4 a 0 e levantou o troféu diante de um público vibrante.
Campanha no Brasileirão
Com apenas uma derrota em toda a competição, o Atlético-PI fez uma campanha consistente e dominou seus adversários. Integrante do Grupo A6, a equipe se classificou para as oitavas de final com 100% de aproveitamento e sem sofrer gols.
No mata-mata, o Cavernão passou pelo Tuna Luso nas oitavas de final, eliminou o Ceará nas quartas e superou o Doce Mel (BA) na semifinal.
Além de Atlético Piauiense e Vila Nova, que disputaram a grande decisão, também garantiram acesso à Série A2 do Brasileirão Feminino as equipes do Doce Mel e do Itabirito (MG).

A treinadora Renata Costa celebrou a conquista e destacou o significado do título para sua trajetória pessoal e também para o futebol do estado.
“Estou muito feliz com o nosso trabalho. Na nossa preleção, eu falei para elas que não era por acaso que o jogo seria no aniversário de Teresina (16 de agosto). A gente não está fazendo só história para a gente, mas também para todo o estado. Eu dedico essa vitória ao CAP, pela estrutura que ele nos proporciona, e também ao povo piauiense. É meu primeiro título brasileiro. Não consegui como atleta e agora consegui como treinadora.”
História recente e vitoriosa
A equipe feminina do Atlético-PI foi criada em 2022 e iniciou sua trajetória competitiva no ano seguinte. Desde então, já acumula dois títulos expressivos: o Campeonato Piauiense de Futebol Feminino e o Brasileirão Feminino A3.
Próximos desafios
O Atlético-PI segue na disputa das oitavas de final da Copa do Brasil Feminina: o adversário será o Red Bull Bragantino. A partida está marcada para o dia 17 de setembro, em Santana de Parnaíba-SP, com mando da equipe paulista.
Já em outubro, entre os dias 2 e 11, as Atleticanas disputarão a Copa Maria Bonita, torneio regional que reúne nove equipes, uma de cada estado do Nordeste.