Conciliar a maternidade com profissão é sempre muito difícil para a mulher, ainda mais quando se trata de atletas em alto rendimento. A ex-atacante holandesa, Lieke Martens, anunciou sua aposentadoria para focar em seu filho. Assim como ela, outras atletas optam por encerrar a carreira e se dedicar arduamente ao seu novo mundo, mas tem aquelas que contrariam a lógica e voltam a jogar em alto nível.
O Campo Delas listou algumas jogadoras do futebol brasileiro, que pararam um tempo por conta da maternidade, mas seguem na ativa até hoje.
Tamires – Corinthians
Carinhosamente chamada pela torcida do Corinthians como “Mãe da Fiel”, a lateral-esquerda Tamires talvez seja um dos casos mais conhecidos do futebol brasileiro. A jogadora descobriu sua gravidez no início da sua carreira, aos 21 anos. Em outra época da modalidade, a atleta passou por algumas dificuldades e teve pouco apoio. Tamires interrompeu sua carreira por dois anos, até ter a oportunidade de voltar a jogar no Atlético Mineiro, mas logo em sequência, por opção própria, parou por mais um ano e meio, retornando no Centro Olímpico e desde então segue com uma carreira extremamente vitoriosa e seu filho, Bernardo, a acompanha em todas as conquistas.
Sole Jaimes – Ex-Flamengo, hoje no 3B da Amazônia
Um dos mais recentes casos no futebol brasileiro, a atacante argentina Sole Jaimes, quando jogava no Flamengo, anunciou sua gravidez em 2023 e se afastou dos treinamentos durante os três primeiros meses de gestação. Conciliou treinamentos e cuidados maternos até onde conseguiu e depois voltou a ficar distante. Sua filha Aurora nasceu em fevereiro de 2024 e a jogadora retornou aos gramados no mesmo ano, atuando pelo Santos e hoje é atleta do 3B da Amazônia.
Suzane Pires – Santos
A meia Suzane Pires, hoje atleta do Santos, descobriu sua gravidez em 2020, quando jogava no Marítimo-POR. Na época, a atleta tinha várias incertezas de como ficaria sua carreira a partir da maternidade. Com pouco apoio da equipe portuguesa, Suzane pensou até em parar de jogar antes dos 30 anos, porém teve as portas do futebol abertas novamente na Ferroviária, em 2021. Depois disso, voltou ao alto nível, tendo convocações para a Seleção Portuguesa, vindo a disputar a Eurocopa de 2022. A meia acabou de conquistar o acesso da Série A2 à Série A1 do Brasileiro Feminino com as Sereias da Vila, com a presença de Gauther, seu filho.
Kamila – Fluminense
Mãe aos 15 anos, a atacante Kamila do Fluminense precisou de uma rede de apoio muito grande para não ver o sonho de se tornar uma jogadora de futebol profissional ficar para trás. Sua mãe e avó foram alicerce para que a atleta seguisse o seu destino e, hoje, ter uma galeria de títulos na modalidade. Ela segue conciliando as duas funções, jogadora e mãe de Kamilly.