O interesse pelo Futebol Feminino cresce a cada ano no Brasil. As competições ficam mais atrativas, os times se desenvolvem, disputam grandes títulos e ganham novos torcedores. Desta forma, as jogadoras aparecem mais na mídia e no coração dos fãs. Viram ídolas.
Assim, o Campo Delas, do Portal iG, decidiu pesquisar quais são as atletas de referência nos principais times mineiros: América, Atlético e Cruzeiro. Aquelas que ajudaram a construir a história dos clubes com gols, taças e vários jogos.
Cabulosas
No Cruzeiro, quem mais entrou em campo com a camisa azul e branca é Vanessinha. A atacante chegou à Toca da Raposa no primeiro ano do projeto do time feminino, em 2019. E, desde então, disputou nada menos do que 130 partidas, balançou as redes 46 vezes e conquistou 4 Campeonatos Mineiros.

A segunda atleta que mais jogou pelo Cruzeiro é Marília: 101 vezes, com 40 gols marcados. Um deles feito na final do Campeonato Brasileiro Feminino contra o Corinthians Feminino. O segundo lugar foi a melhor posição da história das Cabulosas na competição.

Porém, a atleta que mais se identifica com a torcida, sem dúvida alguma, é Byanca Brasil. A atacante foi contratada em 2023 e desde então se tornou a maior artilheira das Cabulosas com 55 gols. A camisa 10 já foi ovacionada no Mineirão, mesmo como espectadora em um clássico da equipe masculina contra o arquirrival Atlético-MG.

Vingadoras
Já no Atlético-MG não existe um nome de consenso. São várias atletas que, de alguma forma, marcaram o nome na história alvinegra.
A lateral Bárbara, por exemplo, é a que tem mais jogos pelo Galo do atual elenco. Esteve no clube nas temporadas 2022, 2023, 2025 e assinou novo vínculo até dezembro de 2026. Curiosamente ela é fã declarada do também lateral da equipe masculina, Guilherme Arana e inclusiva ostenta fotos com ele nas redes sociais.
A goleira Amanda, atualmente na reserva do Palmeiras, também é lembrada com carinho por torcedores das Vingadoras. Ela chegou ao clube em 2019. Ganhou os Campeonatos Mineiros dos dois anos seguintes e, em 2021, ajudou o Galo a subir, pela primeira vez na história, para a primeira divisão do Brasileirão.

Outros nome de destaque é a goleira Nicole, que foi a heroína da final do Campeonato Mineiro de 2022, no clássico contra o Cruzeiro. Na ocasião, ela defendeu dois pênaltis e garantiu o tricampeonato consecutivo para o time alvinegro. Atualmente a atleta defende o Corinthians.

Quem também tem uma história bonita no Galo é Aline Guedes. Disputou o primeiro estadual da carreira, em 2008, com a camisa alvinegra e foi vice-campeã. A partir do ano seguinte passou por outros clubes, principalmente do interior mineiro. E retornou ao Atlético em 2019, permanecendo até 2021. No período tornou-se bicampeã estadual.
Spartanas
A maior artilheira da história do América-MG é a atacante Jéssica Beiral, com 64 gols marcados nas temporadas 2016, 2018, 2020 e 21.

Mas outros nomes também se destacaram pelo Coelho. Como Bruna Rebelde, a recordista em número de jogos pelas Spartanas (112). Em seguida vem a goleira Camila Menezes, com 107.

Já a zagueira Nandão foi a primeira atleta a alcançar 100 jogos pela equipe feminina do América. Ela chegou ao clube em 2015 e defendeu o manto alviverde por oito temporadas. Acumulou títulos como dois Campeonatos Mineiros (2016 e 2017), dois da Copa BH (2016 e 2017) e um da Copa Centenário (2017).

