Com o objetivo de valorizar o futebol feminino da região Nordeste, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF), com o apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), criou a Copa Maria Bonita, uma competição inédita que contará com a presença de equipes dos nove estados do Nordeste.
O torneio será realizado entre os dias 2 e 11 de outubro de 2025, em Recife, reunindo os times que venceram a última edição do campeonato estadual feminino em seus respectivos estados.

Idealizador da Copa Maria Bonita, Denis Perucci, diretor comercial da FPF, destaca os propósitos da competição:
“A Copa Maria Bonita surge do desejo de dar ao futebol feminino do Nordeste o palco que ele merece. Não é apenas um campeonato — é um movimento de valorização, visibilidade e respeito pelas mulheres que fazem do esporte uma forma de transformação. Essa Copa não é só sobre futebol: é sobre identidade, inclusão e a potência das mulheres da nossa região.”
Serão disputadas 14 partidas, com as nove equipes divididas em três grupos de três integrantes. Os vencedores de cada grupo, além do segundo melhor colocado no geral, avançam às semifinais. As duas equipes classificadas disputarão a grande final da Copa Maria Bonita.
Gessica Barbosa, jogadora do Sport Feminino, expressou a alegria em representar Pernambuco na competição:
“Ficamos muito felizes em disputar a Copa Maria Bonita, um torneio que exalta a nossa região e valoriza o futebol feminino do Nordeste, que é muito qualificado, possui grandes atletas. E representar Pernambuco é motivo de honra e responsabilidade. Estamos trabalhando firmes para ir em busca do título.”
Equipes confirmadas por estado:
-
Alagoas: CRB
-
Bahia: Bahia
-
Ceará: Fortaleza
-
Maranhão: Ainda não confirmou a equipe participante
-
Paraíba: Botafogo-PB
-
Pernambuco: Sport
-
Piauí: Atlético-PI
-
Rio Grande do Norte: Ainda não confirmou a equipe participante
-
Sergipe: Confiança

Futebol feminino nordestino em destaque nacional
O futebol feminino do Nordeste vem ganhando cada vez mais espaço no cenário nacional, com atuações expressivas de clubes da região.
Nas oitavas de final da Copa do Brasil, quatro equipes nordestinas seguem na disputa: Atlético-PI, Bahia, Vitória e Sport.
No Brasileirão Feminino Série A1, o Bahia segue vivo nas quartas de final da competição. Já na Série A2, o Fortaleza garantiu o acesso à elite e disputa a semifinal contra o Botafogo.
Pela Série A3, o Atlético-PI faz a final contra o Vila Nova-GO. O jogo de volta será no sábado (16), em casa, e a equipe do Piauí busca reverter a desvantagem no placar após perder a primeira partida por 2 a 1.