Os campeonatos estaduais contribuem para fortalecer o elo entre clube e torcida. As competições ampliam o calendário do Futebol Feminino e ajudam a amadurecer ou revelar novas atletas. Assim, esse modelo de disputa é característico do Brasil e ajuda a formar a identidade futebolística de cada estado. Disputados geralmente no segundo semestre, os estaduais reforçam rivalidades e o senso de pertencimento.
Pensando nisso, a equipe do Campo Delas reuniu os maiores campeões estaduais do futebol feminino nas principais federações do país.
Campeonato Paulista Feminino
Criado em 1987, o Paulistão Feminino está em sua 30ª edição e reúne equipes de destaque no cenário nacional. Três clubes detém o maior número de títulos: Santos, Corinthians e Juventus, com quatro títulos cada.
Atualmente, o torneio conta com grupo de oito equipes, que jogam em turno único. As quatro melhores avançam à fase final, enquanto as classificadas entre 5ª e 8ª disputam a Copa Paulista de Futebol Feminino.
Campeonato Carioca de Futebol Feminino
Criado em 1983, o Carioca Feminino está em sua 34ª edição e conta com atletas de destaque, como a atacante Cristiane. Os maiores campeões são Flamengo e Vasco, ambos com oito títulos. A competição atual tem 11 clubes divididos em dois grupos. As equipes de um grupo enfrentam os times do outro, em turno único. Os dois melhores colocados de cada grupo avançam à fase de mata-mata.
Campeonato Mineiro Feminino
Criado em 1983, o Campeonato Mineiro Feminino está em sua 20ª edição, já que passou a ser disputado com regularidade apenas a partir de 2005. O maior campeão é o Atlético Mineiro, com nove títulos. A edição de 2025 está prevista para começar em 20 de setembro e contará com seis equipes.
Campeonato Baiano Feminino
Criado em 1984, o Baianão Feminino está em sua 33ª edição. Ao longo da história da competição, diversas atletas foram reveladas, como a meio-campista Sissi, considerada uma das pioneiras do futebol feminino no Brasil.
A equipe mais vitoriosa é o São Francisco do Conde, com 14 títulos. A cidade é conhecida como a Capital Baiana do Futebol Feminino. O Bahia é o segundo maior campeão, com sete conquistas.
Campeonato Gaúcho Feminino
Criado em 1983, o Gauchão Feminino chega à sua 28ª edição. Além da disputa pelo título, a competição também oferece uma vaga na Série A3 do Campeonato Brasileiro Feminino. Se o campeão já estiver classificado para o torneio nacional, a vaga fica com a equipe melhor colocada na tabela.
O Internacional é o maior campeão, com 12 títulos — bem à frente do rival Grêmio, que possui cinco conquistas. A edição atual conta com cinco equipes, que se enfrentam em dois turnos. As quatro melhores avançam ao mata-mata.