A Copinha Feminina 2025 acontece entre 3 e 20 de dezembro e a final será no sábado, dia 20, na Arena Mercado Livre Pacaembu. Em sua terceira edição, o torneio traz 20 equipes em cinco grupos e quer desenvolver as categorias de base do Futebol Feminino nacional.
O Rio de Janeiro chega como protagonista. Flamengo, campeão em 2023, e Fluminense, vencedor em 2024, inauguraram a lista de campeões. Dois títulos cariocas em duas edições colocaram o estado como nas categorias de base.
Há alguns anos, os campeonatos de base no Brasil eram amplamente dominados por clubes do Rio Grande do Sul e de São Paulo. Com organização, investimento e ajustes, as equipes passaram a ganhar esse espaço, e, em muitos casos, até liderar.
Leia também: Copinha Feminina: veja onde vão acontecer os jogos da edição 2025
Flamengo fortalece a base
No Flamengo, a principal categoria de formação é a Sub-20. O grupo se consolidou como o protagonista a revelar os talentos ao time profissional, que possui estrutura no CT George Helal, em Vargem Grande, e pelo apoio do Centro de Futebol Zico (CFZ), importante para o cronograma de treinos do clube.
Dentro do estado, as Meninas da Gávea chegam embaladas. Já que neste ano, venceu o Fluminense nos pênaltis e conquistou o bicampeonato do Campeonato Carioca Feminino Sub-20.
Mas o cenário favorável não fica apenas na Gávea. Fluminense e Botafogo também alcançaram conquistas importantes nos últimos anos, colocando a base carioca em protagonismo.

Base carioca vira referência
A evolução tem chamado atenção fora do estado. Em entrevista ao Lance!, a técnica da Seleção Brasileira Feminina, Camilla Orlando, destacou a importância do investimento nas categorias de base.
“Ficamos muito felizes porque todos os estados precisam ter esse apoio e, quando a gente vê um estado apoiando muito a categoria de base, a gente também fica ainda mais feliz porque é ele que vai multiplicar e realmente massificar a modalidade. Então eu parabenizo a Federação do Rio de Janeiro pelo investimento que deve estar acontecendo também dentro do Campeonato Carioca, dentro dos clubes“, disse.
Leia também: Base carioca tem ascensão na convocação do Sub-20
