A Copa do Brasil tem um novo campeão. O Palmeiras conquistou o título inédito da competição ao vencer a Ferroviária por 4 a 2, nesta quinta-feira (20), na Fonte Luminosa, em Araraquara (SP). Com isso, As Palestrinas entraram para o seleto grupo de campeãs. E mais, foram as campeãs na edição que marca o retorno da competição.
Quanto começou a ser realizada, a Copa do Brasil manteve um formato semelhante por vários anos: um sistema eliminatório em cinco fases, com confrontos de ida e volta. Nas duas primeiras etapas, a regra determinava que, se o time visitante vencesse o jogo de ida por três ou mais gols de diferença, ele avançava automaticamente para a fase seguinte, eliminando a necessidade da partida de volta.
Com o retorno neste ano, a competição ampliou o número de participantes para 64 equipes, reunindo clubes das três divisões nacionais: 16 times das séries A e B e 32 da série C.

Crédito: Jonathan Dutra
O formato atual inicia com a disputa entre os clubes da terceira divisão, sorteados em dezesseis confrontos que definem quem avança. Na sequência, os classificados enfrentam os times da A2, e os vencedores encaram os 16 clubes da primeira divisão. A partir daí, os confrontos seguem até a decisão, sempre em jogo único.
Veja a lista das campeãs:
-
Santos, com 2 títulos (2008 e 2009).
-
São José, com 2 títulos (2012 e 2013).
-
Ferroviária (2014), Kindermann (2015), Audax/Corinthians (2016), Duque de Caxias (2010), Foz Cataratas (2011) e Saad (2007), além de agora, o Palmeiras (2025), conquistaram a competição uma vez.
