O clássico da quinta rodada do Campeonato Mineiro Feminino, no próximo sábado (18/10), entre América e Cruzeiro, será com portões fechados. Ou seja, sem a presença de torcedores. O duelo está marcado para 15h, na Arena Frimisa, em Santa Luzia.
A reportagem do Campo Delas, do Portal iG, consultou a assessoria de imprensa do América Feminino, mandante da partida, para saber o motivo:
“A Arena Frimisa não apresentou os laudos obrigatórios em tempo hábil e, por isso, não pode contar com a presença de torcida no Campeonato Mineiro”.
Rodada decisiva
O América informou ainda que solicitou a alteração da data do clássico para que a partida pudesse ser realizada na Arena Independência. Portanto, com a presença de público. No entanto, o pedido foi rejeitado, conforme revelou a assessoria das Spartanas:
“Por se tratar de uma rodada decisiva, de acordo com o regulamento, todos os jogos devem ser disputados no mesmo horário. Para a alteração, seria necessário que todos os clubes envolvidos concordassem com a mudança de data e horário dos seus respectivos jogos. O acordo não foi alcançado e, por essa razão, a partida foi mantida na Arena Frimisa”.
A Federação Mineira de Futebol declarou que, no Mineiro Feminino 2025, não existe uma obrigação para que os jogos sejam disputados em estádios com capacidade mínima de público. É possível, segundo a entidade, jogar com portões fechados, desde que autorizado pela Diretoria de Competições (DCO) e respeitadas as exigências (laudos/Caderno/policiamento/borderô), com limite de 3 jogos por clube na competição.
Classificação e regulamento
O Cruzeiro lidera a competição com 12 pontos e 100% de aproveitamento. E, para terminar a primeira fase na primeira colocação, as Cabulosas jogam por um empate contra o América.
De acordo com o regulamento do Campeonato, a primeira fase é disputada no formato de pontos corridos. Os quatro melhores avançam às semifinais. Assim, o quarto colocado da primeira fase enfrenta o primeiro. Já o terceiro encara o segundo. O mando de campo do jogo de volta será dos dois melhores colocados.