A Arena Fonte Nova foi palco, nesta segunda-feira (20), do evento de lançamento do novo centro de treinamento do Bahia. A solenidade contou com a presença do CEO do City Football Group (CFG), Ferran Soriano; do CEO do Bahia SAF, Raul Aguirre; do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; do vice-governador Geraldo Júnior; e do prefeito de Camaçari, Carlos Caetano.
Nomeado City Football Academy (CFA), o novo centro de treinamento e formação faz parte de um ecossistema global composto por nove estruturas com o mesmo nome, localizadas em quatro dos cinco continentes.
Ferran Soriano destacou que o CFA Bahia será um dos maiores centros do CFG e ressaltou o objetivo de torná-lo referência em formação de talentos no estado.
“O CFA Bahia será o segundo maior da rede, menor apenas que o Centro de Treinamento de Manchester; será uma janela para o talento baiano crescer e se conectar com o mundo. O investimento estará por volta de 300 milhões de reais .”
Soriano
“Quando eu cheguei aqui da primeira vez, me disseram que o Bahia é o mundo, certo? O Bahia é o mundo, o CFA Bahia vai conectar o Bahia com o mundo, o mundo vem para o Bahia também. Esse centro vai ser um centro de alta performance, do maior nível do mundo, onde as pessoas, os atletas não vão ter nenhum pretexto, nenhuma escusa para não estar ao nível mais alto. O CFA vai ser um centro técnico e também cultural do clube, um lugar de excelência, de inovação para o talento baiano chegar até onde eles podem chegar.”
Estrutura e construção
O CFA Bahia terá uma área total de 560 mil metros quadrados, sendo 200 mil metros quadrados de área construída, com possibilidade de expansão futura. O Bahia vai construir a estrutura na Via Metropolitana, em Camaçari, na região metropolitana de Salvador. O local está localizado a 15 minutos do aeroporto e 40 minutos da Arena Fonte Nova.
O espaço contará com 12 campos de futebol: quatro destinados ao futebol masculino, dois ao futebol feminino e seis às divisões de base. O centro administrativo do clube também funcionará no CFA, que incluirá hotel e alojamento para as categorias de base. O CT também possuirá um miniestádio com capacidade para 1.000 torcedores e estacionamento com mais de 500 vagas.
Raul Aguirre, CEO do Esporte Clube Bahia SAF, explicou os prazos para as etapas de preparação, planejamento e construção. A previsão é que as obras sejam concluídas em dezembro de 2027.