Destaque do Cruzeiro Feminino na temporada de 2025 e dona da camisa 10 da Raposa, Byanca Brasil revelou diagnóstico de depressão. A atleta contou sobre o estado da sua saúde mental em entrevista ao Podcast do Portal 1921.
Byanca Brasil declarou que o “maior troféu” recebido no ano de 2025 foi o restabelecimento de sua saúde mental.
“Eu fui diagnosticada com depressão, então só quem vive isso sabe o quão difícil é o dia a dia, assim, você se olhar e não se reconhecer, você olhar pra fora e ver realmente tudo preto e branco, infelizmente. E hoje voltar a ver o mundo colorido pra mim é o maior troféu que eu vou levantar hoje. Independente de Campeonato Mineiro, independente se a gente vencesse o Campeonato Brasileiro, independente da vaga da Libertadores, o maior troféu que eu levanto hoje é estar vencendo a depressão e poder falar disso abertamente.”

A importância do apoio
As redes sociais são uma ferramenta que podem causar danos e prejuízos à saúde mental. Byanca Brasil desabafou sobre como os comentários recebidos lhe fizeram mal.
“Eu também sou ser humano, também leio muitos comentários, também sofro e também me cobro. É muito difícil você viver dessa forma dentro do futebol, foi um ano muito difícil pra mim, eu nunca quero jogar mal, nunca quero deixar de correr dentro do campo, mas é um peso muito grande que eu carrego ao vestir essa camisa. Acho que é um desabafo pras pessoas que mandam mensagem, que comentam coisas que são muito pesadas e isso faz muito mal.”
Byanca chegou ao Cruzeiro em 2023, vinda do Palmeiras. A atleta descreveu que o apoio recebido pelo clube e pelas pessoas do seu ciclo social foram fundamentais durante o tratamento.
“Eu quis me afastar do futebol por conta disso, e é um dos motivos de eu querer largar as redes sociais porque elas acabam com a nossa saúde mental de todas as formas. Muitas atletas passam por isso e não sabem pedir ajuda. Graças a Deus, eu tenho um suporte muito grande dentro de casa, tenho um suporte muito grande no clube, tenho amizades muito, muito boas que me ajudaram a sair desse buraco.”
Esteja aberto para pedir ajuda
Durante a entrevista, Byanca Brasil tranquilizou os torcedores sobre o estado de sua saúde mental e deixou uma orientação para pessoas que estão passando por um quadro similar.
“Eu estou medicada, estou controlando isso, estou passando pelo psiquiatra, pelo psicólogo, então você que esteja passando por isso, peça ajuda, esteja disposto e aberto a pedir ajuda e aceitar ajuda. Procure um profissional, principalmente, que saiba fazer isso, porque muitas vezes a gente procura amigos e às vezes a pessoa nem sabe como te ajudar, porque nem entende o que está acontecendo com você. Então procure ajuda, é muito importante.”
