Fabio Fukumoto tem presenciado a evolução do Futebol Feminino no Paraguai.
Reprodução Instagram @fabio_fukumoto @yessitilleria @inesamarilla
O Futebol Feminino do Paraguai passa por uma reestruturação: todas as categorias de base trabalham integradas, com a mesma filosofia, do time mais jovem até o profissional. O objetivo é que jogadoras e esporte se desenvolvam em conjunto. Esse trabalho já deu frutos: a equipe Sub-17 foi campeã sul-americana neste ano. Toda essa evolução tem uma peculiaridade: é liderada pelo brasileiro Fabio Fukumoto.
Natural de Guaratinguetá (SP), Fabio Fukumoto é o coordenador técnico metodológico da Seleção Paraguaia Feminina e o principal responsável por implementar a metodologia que está estruturando o Futebol Feminino no país. Desde o início de 2023, ele lidera o trabalho nas seleções de base e na equipe principal, desenvolvendo treinamentos, padronizando processos e preparando jogadoras para competir em alto nível em torneios internacionais.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Fabio Fukumoto, coordenador das seleções femininas do Paraguai – Reprodução Instagram @fabio_fukumoto @yessitilleria @inesamarilla
O trabalho do brasileiro na seleção paraguaia vai além da equipe principal. Fabio coordena o desenvolvimento de todas as categorias de base, garantindo que a evolução técnica e tática das jogadoras seja contínua e consistente. Ele chegou ao Paraguai como parte de um projeto maior, integrando uma comissão com outros quatro profissionais: Wesley Ottoni (auxiliar técnico da seleção principal), Gustavo Roma (treinador da Sub-20), Luiz Guilherme Guimarães (treinador da Sub-17) e Henrique Neves (coordenador de fisiologia).
“Recebi o convite do treinador do ciclo anterior para integrar a comissão técnica da Seleção Paraguaia Feminina, atuando como auxiliar técnico da principal e como treinador do Sub-20. Após o encerramento do ciclo no Sub-20, fui convidado a assumir a seleção principal e a função de coordenador técnico das seleções de base. O processo começou no início deste ano, com a chegada de mais quatro profissionais”, explicou Fabio.
Fábio Fukumoto, coordenador técnico metodológico, tem feito sucesso da Seleção Paraguaia Feminina. Reprodução/Instagram @fabio_fukumoto
Metodologia e desenvolvimento das jogadoras
O projeto conduzido por Fabio tem como base uma metodologia integrada, que combina aspectos técnicos, táticos, físicos e psicológicos. Todas as categorias compartilham a mesma filosofia, com padronização de treinamentos, acompanhamento individual e coletivo e monitoramento detalhado das jogadoras por meio de base de dados e controle de microciclos.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Segundo ele, o Futebol Feminino paraguaio vem evoluindo. Além do título Sub-17, que garantiu vaga para o Mundial da categoria, também este ano, o time Sub-20 e a seleção principal alcançaram posições históricas em competições internacionais e no ranking da Fifa. Mesmo com essa evolução, quando se trata de futebol local, ele pontua que ainda está abaixo do nível das competições brasileiras:
“O Futebol Feminino brasileiro está em um estágio mais avançado. Há mais clubes estruturados em todos os níveis, tanto do ponto de vista financeiro quanto organizacional, além de um número maior de profissionais atuando em todas as categorias.”
Ainda assim, Fabio vê grande potencial no país vizinho:
“Há muitas jogadoras talentosas no Paraguai, que precisam apenas de um ambiente que ofereça boas oportunidades de desenvolvimento. Os clubes têm conseguido competir em competições internacionais, o que demonstra a evolução do futebol paraguaio.”
Fabio Fukumoto, coordenador das seleções femininas do Paraguai – Reprodução Instagram @fabio_fukumoto @yessitilleria @inesamarilla
De olho no futuro
Com sua experiência adquirida no Brasil e internacionalmente, incluindo passagens por clubes como Ferroviária, Mantiqueira e Ponte Preta, e também pelo Sub-16 do Qiongzhong FC na China, Fabio trouxe para o Paraguai conceitos avançados de treinamento, planejamento e desenvolvimento de atletas, fortalecendo a estrutura do Futebol Feminino do país.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
“A médio e longo prazo, nosso objetivo é repetir os ciclos de trabalho que tivemos este ano em todas as categorias, incluindo de forma mais regular a Sub-15. Queremos criar uma base sólida que permita às jogadoras evoluir de forma contínua e consistente”, concluiu Fabio.