A Brasil Ladies Cup, torneio que reúne clubes brasileiros e estrangeiros em partidas eliminatórias, promoverá um jogo especial entre as seleções femininas de quilombolas e indígenas. A partida acontece no domingo (19), às 11h, no estádio do Canindé, em São Paulo.
A iniciativa busca incentivar a prática do futebol entre povos tradicionais e valorizar a representatividade das mulheres indígenas e quilombolas no esporte.
Antes do apito inicial, as atletas participarão de uma ação simbólica em alusão a temas como a COP30, combate à violência contra a mulher e o incentivo contínuo ao Futebol Feminino.
Leia também: Deportivo Cali é finalista da Libertadores Feminina pela 1ª vez
As equipes foram formadas a partir de uma peneira realizada em Minas Gerais. O elenco conta com jogadoras que já disputaram a Copa Quilombola e com atletas indígenas da aldeia Xakriabá, de São João das Missões (MG).
Segundo Fábio Wolff, membro do comitê organizador da Brasil Ladies Cup, “essa partida é muito mais que um jogo. É uma oportunidade de mostrar a força e o talento das mulheres quilombolas e indígenas no esporte.”
“Nosso objetivo é usar o futebol como ferramenta de visibilidade e combate a preconceitos. Mostrando que espaço e talento no esporte não têm fronteiras culturais ou étnicas”, finalizou.
Brasil Ladies Cup
A Brasil Ladies Cup é uma competição de Futebol Feminino que promove diversas ações em prol do desenvolvimento da modalidade.
Assim, na 4ª edição, o torneio apresenta ingressos 100% gratuitos e conta com a participação de equipes de bastante expressão no cenário nacional e internacional em seu histórico, como Palmeiras, São Paulo, Atlético de Madrid, Flamengo, Internacional, Santos, Grêmio, River Plate, Seleção do Paraguai, entre outras.
Importantes estádios do futebol brasileiro, como Allianz Parque e Canindé, já receberam partidas da competição.
Além das atrações referentes às partidas, a Brasil Ladies Cup promove palestras, workshops e clínicas esportivas.
Nesta edição, apenas times de ampla relevância disputam o torneio: Avaí/Kindermann, Seleção Paraguaia, Bahia e Pumas-MEX (pote A); River Plate-ARG, Athletico-PR, Grêmio e Sport (pote B).