O astro da NBA Jimmy Butler é o mais novo investidor do San Diego Wave FC, clube que disputa a NWSL, principal liga de Futebol Feminino dos Estados Unidos. O jogador do Golden State Warriors, que amigo de Neymar, amplia sua atuação fora das quadras e transforma em realidade um desejo antigo: apoiar o crescimento do Futebol Feminino e deixar um legado além do basquete.
Um novo jogo fora das quadras
Aos 36 anos e com 14 temporadas na NBA, Butler construiu uma carreira marcada por intensidade e liderança em franquias como Chicago Bulls, Minnesota Timberwolves, Philadelphia 76ers e Miami Heat. Agora, ele leva essa mesma energia para o futebol.
O investimento no Wave foi um passo planejado. Morando parte do tempo em San Diego, encontrou no clube uma forma de aproximar sua paixão pelo futebol de um projeto que une propósito e futuro. “Fazer parte do esporte de forma significativa sempre foi um sonho”, afirmou Butler no anúncio oficial. “Tenho orgulho de investir em um clube que está expandindo fronteiras e construindo algo duradouro” concluiu o astro da NBA.
Investidores qualificados
Com a chegada de Butler, o San Diego Wave ganha um investidor de peso e um aliado na missão de impulsionar o Futebol Feminino. A equipe, que já conta com Alex Morgan, ex-jogadora e grande estrela da Seleção Americana, entre as acionistas, se destaca pelo compromisso com a equidade e o desenvolvimento da modalidade.
Lauren Leichtman, proprietária majoritária do clube, destacou a sintonia entre o atleta e o projeto:
“Jimmy é um competidor e visionário que compartilha nossos valores e ambições. Sua perspectiva global e respeito pelos atletas complementam o que estamos construindo no Wave.”
Recentemente, outra equipe da NWSL se tornou o clube mais valioso do mundo, após a compra do controle majoritário pelo CEO da Disney, Bob Iger, e por sua esposa, Willow Bay. Idealizado pela ganhadora do Oscar, Natalie Portman, o Angel City F.C., também possui entre seus investidores, grandes nomes de Hollywood.
Futebol como legado
Em junho, Butler esteve no Estádio Rose Bowl, em Pasadena, durante a Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Na ocasião, falou sobre o avanço do futebol nos Estados Unidos e o impacto positivo para as novas gerações. “O futebol está crescendo aqui. Ver grandes nomes vindo para o país inspira os jovens e cria novos sonhos”, disse. “É o meu esporte favorito — só não sou tão bom nele.”
O interesse do jogador pelo futebol nasceu no Rio de Janeiro, durante as Olimpíadas de 2016. Butler estava no Maracanã na final vencida pelo Brasil contra a Alemanha e, desde então, o encantamento pelo esporte só cresceu. É amigo pessoal de craques do esporte como Vinícius Jr., Neymar e Messi.
Empreendedor dentro e fora do esporte
Além de investidor, Butler é empresário. Ele fundou a BIGFACE, marca de café criada durante a “bolha” da NBA em 2020, quando viralizou ao vender xícaras a US$ 20 para colegas de time.
O movimento mais recente, no entanto, carrega outro propósito. Ao entrar para o grupo de investidores do San Diego Wave, Jimmy Butler reafirma seu compromisso com a transformação do esporte.
Mais do que um investimento, é uma forma de transformar paixão em legado e abrir caminho para o futuro do Futebol Feminino.