Os principais campeonatos estaduais do Brasil entraram em reta final de competição. O Campeonato Paulista, com sistema de pontos corridos, tem três rodadas por disputar. Já os campeonatos Mineiro, Gaúcho e Carioca estão na semifinal do torneio. A disputa pela artilharia destes estaduais ainda está em aberto e com disputas acirradas.
Rio Grande do Sul
No Gauchão, a artilheira é Dani Ortolan. A atacante, que chegou ao Juventude em julho deste ano, marcou 9 gols em 8 partidas do Campeonato Gaúcho. Entretanto, Giovaninha, atacante do Grêmio, está na disputa com 8 gols no torneio.
As duas jogadoras ainda estão na disputa do Campeonato Gaúcho e podem se enfrentar na final. O Grêmio, após o 0x0 do primeiro jogo da semifinal, enfrenta o Brasil de Farroupilha na Arena do Grêmio. Já o Juventude venceu o primeiro jogo contra o Internacional por 2×0.
Rio de Janeiro
No Campeonato Carioca, após 7 partidas, Marina Fernandes, do Flamengo, tem 16 gols em 7 partidas disputadas. A disputa também está acirrada, visto que Fernanda Tipa, atacante do Botafogo, balançou as redes por 15 vezes. Um pouco atrás, mas ainda na disputa, Lelê, do Fluminense, tem 12 gols.
Vasco e Flamengo se enfrentam em um lado da semifinal. O primeiro jogo acontecerá neste domingo (02), às 10h, pelo horário de Brasília. Do outro lado da chave, Botafogo e Fluminense também se encaram neste domingo, mas às 15h, pelo horário de Brasília.
Minas Gerais
Olhando para Minas Gerais, a disputa é menos acirrada, mas traz duas jogadoras da mesma equipe. Letícia, do Cruzeiro, com 12 gols marcados, é a artilheira do Campeonato Mineiro. Já Byanca Brasil tem 7 gols marcados no torneio.

Reprodução/X @CruzeiroFem
Na semifinal, o Itabirito, 4° colocado na fase de classificação, enfrenta o Cruzeiro, neste sábado, pelo primeiro jogo. Atlético-MG e América-MG se encaram do outro lado da chave.
São Paulo
Como já dito, o Campeonato Paulista tem um sistema de disputa diferente, com pontos corridos. O campeonato estadual mais disputado do país também traz a melhor concorrência pela artilharia.
Ariel, jogadora do Corinthians, é artilheira do campeonato com 5 gols em 10 partidas. Com o mesmo número de gols, mas com um jogo a mais, Natalia Vendito, da Ferroviária, está empatada no topo da tabela. Brena, do Palmeiras, também vem muito forte, visto que fez 4 gols em 7 jogos, tendo a melhor média de gols entre as postulantes à artilharia do Campeonato Paulista.
