A jogadora Marta é a rainha do Futebol Feminino. Marta Vieira da Silva é uma das mais consagradas do esporte mundial, com recordes que, até o momento, nenhum outro atleta conseguiu reverter.
Nascida em Dois Riachos, sertão de Alagoas, a menina sonhava em mudar de vida. Criada pela mãe, Marta jogava com os meninos e, desde cedo, lidou com o preconceito de ser uma mulher dentro do campo.
Confira: Futebol Feminino no Brasil: conheça as principais jogadoras da história
Começou na terra batida, fazendo “vaquinhas” para competir e teve ajuda de terceiros para pagar a passagem até o Rio de Janeiro e tentar o primeiro teste profissional no Vasco da Gama, aos 14 anos.
Ela conquistou passo a passo seu espaço no Futebol Feminino. Deixou para trás o tempo de vender sacolés e carregar compras na feira para erguer taças e quebrar recordes.

Marta tem trajetória vitoriosa com muitas marcas históricas
Marta iniciou sua jornada profissional pelo Vasco da Gama e depois pelo Santa Cruz de Minas. No Brasil, passou também pelo Santos Feminino, as Sereias da Vila. Mas a carreira da atleta foi praticamente toda fora do país.
Leia também: Lenda do futebol, história de Formiga é repleta de recordes
Atuou em clubes na Suécia, como Umeå IK, Tyresö FF e FC Rosengård, e nos Estados Unidos, passando por times como Los Angeles Sol, FC Gold Pride e Western New York Flash. Atualmente, a atacante joga pelo Orlando Pride, nos Estados Unidos.
Marta foi eleita seis vezes a Melhor Jogadora do Mundo pela FIFA. Os títulos vieram em 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2018. O feito até hoje não foi alcançado por outro atleta.
Foi a primeira mulher a entrar no hall da fama do Maracanã.
A jogadora tem título da Liga dos Campeões da UEFA (2004, pelo Umeå IK), a Copa Libertadores da América e Copa do Brasil pelo Santos e múltiplos campeonatos nacionais, incluindo sete Campeonatos Suecos e três títulos da liga profissional dos Estados Unidos (WPS e NWSL).
Marta e a Seleção Brasileira
A Rainha também tem conquistas importantes vestindo a camisa verde e amarelo. É tricampeã da Copa América Feminina (2003, 2010 e 2018) e bicampeã dos Jogos Pan-Americanos (2003 e 2007).
Veja mais: Da proibição à glória: a história completa do Futebol Feminino no Brasil
Além disso, a Rainha do Futebol é a maior artilheira da história da Copa do Mundo FIFA (feminina e masculina), com 17 gols, e a primeira a marcar em seis edições do torneio.
Ela também foi medalhista de prata nas Olimpíadas de Atenas 2004 e Pequim 2008.
