A liga da Ásia de Futebol Feminino, que só será realizada em março de 2026, já está estruturada e com toda as partidas da primeira fase definidas. Com isso, ao contrário do que acontece em terras brasileiras e, muitas vezes até mesmo na Europa, a organização oriental deixa a competição como uma das bem mais ordenadas.
Com sede na Austrália, a 21ª Copa Asiática Feminina da AFC ocorrerá de 1 a 21 de março em cinco estádios do país. O berço dos cangurus e koalas volta a sediar a competição depois de 20 anos, quando a equipe foi vice-campeã do liga.
O jogo de abertura será entre Austrália e Filipinas, no estádio Perth, em 1º de março de 2026. Já a atual campeã, China, entra em campo no dia seguinte, contra a estreante Bangladesh.
A Copa está organizada com três grupos, A, B e C. Austrália, República da Coreia, Irã e Filipinas estão no Grupo A. Pela chave B estão na disputa Coreia do Norte, China, Bangladesh, Uzbequistão. Por fim, completam a competição as equipes do Japão, Vietnã, Índia, Taipé Chinês pelo grupo C.
A China é a maior vencedora da competição. São 10 títulos em 16 participações, e a equipe nunca ficou fora do top 4 do torneio.
Forma de disputa
A fase de grupos acontece de 1º a 9 de março, com três partidas para cada equipe. Depois disso, as duas melhores de cada grupo seguem para a fase seguinte.
Já as quartas de final acontecerão de 13 a 15 de março. Além disso, os pelos PlayOff terão um dia específico: 19 de março.
Então, na sequência, estão marcadas as semifinais: dias 17 e 18 de março. Desta forma, a grande final acontecerá no dia 21 de março, às 19h.
Sedes e vagas para a Copa do Mundo 2027
Serão cinco estádios para a Copa Asiática Feminina da AFC na Austrália. Dois em Perth, dois em Sydney e um na Gold Coast sediarão as partidas. A abertura da competição acontecerá em Perth, e o encerramento em Sidney, que tem a maior capacidade de público.
Seis equipes, incluindo as quatro semifinalistas, se classificarão para a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027. A sede da maior competição do Futebol Feminino será o Brasil.
As duas vagas que ainda vão restar serão disputadas entre as quatro perdedoras das quartas de final. Elas competirão nos playoff em 19 de março pelas vagas restantes confirmadas. As equipes perdedoras ainda terão outra chance de se classificar por meio das eliminatórias intercontinentais.