Capitã das Gurias Coloradas, a zagueira Bruna Benites passou por um procedimento cirúrgico de reconstrução de ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho esquerdo na tarde desta quarta-feira (05). A informação foi divulgada pelo Internacional na manhã desta quinta-feira (06). Ela é mais uma das jogadoras que passam pelo problema, que tem atingido cada vez mais atletas no Futebol Feminino (veja mais abaixo).
Bruna não entra em campo há seis meses. Sua última partida com a camisa do Internacional aconteceu no dia 19 de maio contra o Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. Neste jogo, a zagueira foi homenageada por ser a primeira atleta a completar 150 jogos com as Gurias Coloradas.
Veja também:
- Onda de lesões no Futebol Feminino: outubro tem quase 20 jogadoras contundidas
- Surto de lesões LCA no Futebol Feminino: “Isso não é apenas coincidência”, alerta Marković
- Risco em campo: conheça a lesão que assombra o Futebol Feminino e fez novas vítimas

Tratamento e diagnóstico
Bruna sentiu dores no joelho esquerdo em maio e recebeu o diagnóstico de um edema ósseo. Desde então, passou por tratamento conservador, sem necessidade de cirurgia inicial. No entanto, após nova avaliação médica, optou-se pela intervenção cirúrgica.
Devido à cirurgia de reconstrução de LCA, Bruna deve ficar, em média, entre oito e doze meses fora dos gramados. A capitã das Gurias Coloradas vai somar um período superior a um ano sem participar de partidas.
Aos 40 anos, Bruna Benites tem contrato com o Internacional até dezembro de 2025. O Internacional deve renovar o contrato de Bruna durante seu período de recuperação.
Surto de lesões
O Futebol Feminino tem convivido com um “surto” de lesões entre as jogadoras. Apenas em outubro, 17 jogadoras de diferentes países sofreram lesões graves no joelho, a maioria delas rupturas de ligamento cruzado anterior, a LCA.
As lesões preocupam clubes e seleções, e entre as jogadoras que estão fora de campo, estão nomes como Laís Estevam (Palmeiras), Michelle Agyemang (emprestada do Arsenal ao Brighton), Lena Oberdorf (Bayern de Munique).
A croata Ana-Maria Marković, jogadora do FC Brooklyn (EUA), fez um desabafo nas redes sociais sobre o problema. A atleta também já sofreu a lesão e pediu que as autoridades prestassem mais atenção ao problema.
