Apesar da hegemonia do Brasil na Libertadores Feminina, apenas duas edições tiveram uma final brasileira. O Corinthians Feminino, detentor de cinco títulos, já encarou adversários compatriotas em duas disputas pela taça.
Em 2019 as Brabas passaram pela Ferroviária, por 2 a 0, para se tornarem campeãs da América. Em 2023 um clássico paulista foi realizado na final, Corinthians e Palmeiras, com vitória do alvinegro por 1 a 0.
Na edição atual são três times do Brasil em busca do título de 2025, Corinthians (grupo A), Ferroviária (grupo B) e São Paulo (grupo C). Estreante na competição, o Tricolor pode chegar à grande final sem esbarrar em outra equipe brasileira. Assim, fica a dúvida para ser esclarecida: será que tem como dar uma final entre times brasileiros?
Já Corinthians e Ferroviária podem enfrentar nas quartas ou na semifinal, restante apenas uma vaga para o jogo que apontará a campeã da Libertadores Feminina.
Como estão as brasileiras na Libertadores Feminina
Após a rodada do fim de semana, ainda não tem definição de classificadas para a próxima fase no grupo A. As Brabas são as atuais líderes, com quatro pontos, mas na quarta-feira (8) as partidas vão definir quem seguirá na competição.
As Guerreiras Grená são as únicas da competição já classificadas para próxima fase, porém sem definição de qual lugar do grupo. No último jogo dessa fase, elas enfrentam o Boca Juniors para selar a posição. Enquanto isso, lideram o grupo B.
O Tricolor entra em campo nesta segunda-feira (6) em disputa direta pela vaga nas quartas de final contra o Colo Colo. Também em um grupo aberto, não há classificadas para a fase seguinte.
Quais as chances das brasileiras se enfrentaram na final da Libertadores Feminina
A Ferroviária podem encontrar com as Brabas ainda nas quartas de final, o que irá definir é o lugar que cada equipe vai se classificar após a fase de grupos.
Caso a Ferroviária siga em primeiro e o Corinthians fechar essa etapa em segundo, se encontram nas quartas de final. O mesmo acontece se o time do interior paulista se classificar em segundo, e a equipe do Parque São Jorge em primeiro.
Se as duas equipes conseguirem o primeiro lugar, o encontro será apenas na semifinal.
Do outro lado está o Tricolor que, se classificado em primeiro ou em segundo lugar do grupo C, encontra o outro time brasileiro apenas na grande final.