Você é Bahia ou você é Vitória? Essa pergunta ecoa pelas ruas de Salvador e revela mais do que apenas torcer para um time de futebol. O Ba-Vi representa identidade, paixão, pertencimento e amor. Sentimentos que nutrem tricolores e rubro-negros.
Veja também: Onde assistir o primeiro Ba-Vi da final do Baiano Feminino
Em 2025, o duelo entre Bahia e Vitória volta a decidir o Campeonato Baiano de Futebol Feminino pelo terceiro ano consecutivo. A rivalidade, marcada por tradição e emoção, promete mais uma final acirrada e cheia de expectativas dentro e fora de campo.
Torcida em clima de decisão
Entre os torcedores, o sentimento é de empolgação e confiança. Ana Carolina esteve presente na partida entre Vitória e Atlético de Alagoinhas, válida pela semifinal do Baianão Feminino. Foi a primeira vez que ela acompanhou as Leoas no Barradão — e a experiência, segundo ela, foi inesquecível.
“É outro sentimento de quando a gente vem para os jogos de futebol masculino. É a primeira vez que eu venho para o futebol feminino e fiquei muito feliz, muito entusiasmada, gostei muito. A expectativa que eu tenho é de que a gente vença o Ba-Vi. O Bahia é freguês, não tem jeito! Eu vou estar aqui com certeza.”
Do lado tricolor, a confiança também é grande. Thiago, torcedor assíduo do Bahia Feminino, acompanhou a última partida das Mulheres de Aço no CT Evaristo de Macedo, em Dias D’Ávila, e acredita na manutenção da hegemonia do time.
“As meninas do time do Bahia são bem aguerridas, então elas vão tratar o clássico da forma tal como é um clássico. Clássico a gente não joga, se ganha. Com certeza vai dar Bahia, entendeu? Onde for o Ba-Vi, a gente vai ganhar delas.”
O duelo entre ataque e defesa
As equipes chegam à decisão com números impressionantes. O melhor ataque da competição contra a melhor defesa. O Bahia chega à decisão como dono do melhor ataque, por ter marcado 85 gols ao longo da competição. Já o Vitória chega com a melhor defesa do Baianão Feminino, as Leoas sofreram apenas um gol até o momento.
