A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou o projeto de lei da deputada Luciana Genro, que instituiu o Dia Estadual do Futebol Feminino, com data a ser comemorado em 15 de março. A data homenageia Márcia Tafarel, sendo a primeira gaúcha a jogar pela Seleção Brasileira Feminina e uma das pioneiras do Futebol Feminino no país. O projeto também busca reconhecer mulheres que enfrentaram preconceitos e abriram espaço para futuras gerações.
A homenagem não é só sobre o esporte, mas também reconhece a luta das mulheres por espaços importantes na sociedade. Por meio de Tafarel, o projeto valoriza aquelas que enfrentaram o mesmo, seja nos campos ou em áreas geralmente ocupadas por homens, e incentiva novas gerações a ocuparem posições de liderança.
Valorização do Futebol Feminino
A escolha do 15 de março, aniversário de Márcia Tafarel, tem o objetivo de exaltar a trajetória de centenas de atletas gaúchas que ajudaram a transformar o Futebol Feminino no Brasil. O projeto busca incentivar meninas a praticarem o esporte, além de reforçar o compromisso com a igualdade e o protagonismo feminino.
A criação do dia estadual também pretende ser um meio para dar mais visibilidade à modalidade e às jogadoras. E isso tem fortalecido apoio para novas gerações, além de celebrar quem esteve antes no esporte.
Pioneirismo no futebol de mulheres
Márcia Tafarel iniciou sua carreira logo após a revogação do Decreto-Lei nº 3.199, de 1941, que proibia as mulheres de praticar esportes considerados “inadequados à sua natureza”, incluindo o futebol. Assim, a jogadora por 27 anos, Tafarel enfrentou preconceito com o apoio da mãe, e superou inúmeros desafios por meio de dedicação e talento.
Entre suas conquistas, participou da Seleção Brasileira campeã do Campeonato Sul-Americano de 1990, jogou na primeira Copa do Mundo de Futebol Feminino (1991) e esteve presente na estreia da modalidade nos Jogos Olímpicos de Atlanta (1996).
Projeto que visa o futuro da modalidade
Por fim, com a aprovação do projeto, o Rio Grande do Sul terá uma data oficial para celebrar a modalidade. Aém de reconhecer a história das jogadoras que contribuíram para o esporte. Com isso, o Dia Estadual do Futebol Feminino também serve para incentivar novas atletas e mostrar que o campo também é lugar de mulher.