Luiz Almeida Guimarães tem uma das histórias mais curiosas entre os treinadoress indicados pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol). Técnico da Seleção Paraguaia Feminina Sub-17, o brasileiro foi campeão do Sul-Americano Feminino da categoria, com 11 pontos durante o torneio.
Com estreia complicada, o Paraguai empatou com o Brasil por 1 x 1. Em seguida também empatou com o Chile pelo mesmo placar. Ou seja, foi um início irregular na competição. Entretanto, após emendar três vitórias consecutivas, com direito a uma goleada sobre o Peru por 7 x 1, o técnico conduziu as jogadoras da Seleção Paraguaia Feminina Sub-17 até a conquista do torneio.
Com licença B da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o treinador trabalha há 20 anos com formação de atletas. Em 2024, ele teve uma passagem no Sub-17 e Sub-20 do CF4 (Centro de Formação e Fomento ao Futebol Feminino), que fez uma parceria com o Vasco da Gama no Campeonato Carioca.
A partir daí, Luiz Guimarães trabalhou no Vasco, sendo vice-campeão da competição. No final de 2024, surgiu a proposta da Seleção Paraguaia Feminina e o treinador chegou em janeiro de 2025.

Reprodução/Instagram @luizalmeidaguimarães
Indicação
Em entrevista para o Campo Delas, do Portal iG, o treinador avalia ser gratificante ter o reconhecimento, mas acha que é difícil sair vencedor.
“Sobre ser indicado, é ótimo ter reconhecimento de um trabalho que foi forte, bem feito, com muito compromisso de todas as partes, desde o planejamento com o professor Fábio Fukomoto, até a execução com apoio e qualidade de todo o corpo técnico e da APF (Associação Paraguaia de Futebol). Porém, ainda sim, é difícil acreditar que dentro de um contexto onde o futebol paraguaio nunca foi protagonista, ver um treinador sendo lembrado e indicado, faz com que esse seja um estímulo ainda maior para seguirmos trabalhando forte”, declarou.
Formado em Educação Física, com pós-graduação em jornalismo esportivo e negócios do esporte, Luiz Almeida Guimarães nasceu em 10 de julho de 1984. Com 41 anos, o treinador vive o auge de sua carreira.
