A tecnologia evoluiu. Com isso, novos métodos de avaliação de jogadoras foram introduzidos. A ascensão da IA (Inteligência Artificial) no cotidiano das pessoas é notório. O mesmo acontece no Futebol Feminino. O mais novo caso é da jovem Gloria Gasparini.
O novo aplicativo tecnológico chama-se footbao e trabalha conectando jogadores desconhecidos com clubes do futebol brasileiro, democratizando as chances dos jovens.
A ferramenta atua como uma espécie de “olheiro digital” e está sendo usada para o descobrimento de talentos e encurtar o caminho para os jovens. A tecnologia funciona analisando vídeos para gerar notas em quesitos como velocidade e posicionamento, por exemplo.
O caso mais conhecido do aplicativo é de Gloria Gasparini. A jovem de 16 anos é um exemplo de como acessar a plataforma. Após usar o auxílio da IA, ela foi convocada para a Seleção Brasileira Sub-17 e contratada pelo Corinthians.
Clubes como Palmeiras, Corinthians e Chelsea já utilizaram a plataforma para os testes. A tecnologia funciona como uma aliada, mas não dispensa a utilização do olheiro, que é necessário para julgar os instintos humanos.
Final do Campeonato Paulista Feminino
Falando em Corinthians e Palmeiras, as duas equipes estão na final do Campeonato Paulista Feminino. Com a melhor campanha, o Corinthians ficou com a vantagem de definir o campeonato sobre seus domínios. Já o Palmeiras ficou com a vice-liderança da primeira fase do Campeonato Paulista Feminino.

Na semifinal, as duas equipes venceram seus confrontos, o que confirmou a vantagem corinthiana na final do torneio.
Entretanto, após vitória acachapante do Palmeiras por 5 x 1 na primeira partida, o Corinthians vive situação delicada na competição. O jogo de volta acontece no próximo domingo (14), às 10h, pelo horário de Brasília.
