A meio-campista brasileira Luany, de 22 anos, que atua pelo Atlético de Madrid, da Espanha, ganhou o prêmio de Melhor Jogadora do Mês da Liga F, a primeira divisão da Espanha, em setembro.
Durante o mês, a jogadora marcou dois gols e distribuiu duas assistências. Com atuações impecáveis, a brasileira ajudou o Atlético a somar 10 pontos em setembro, garantindo o segundo lugar da equipe na Liga F. A equipe venceu o Real Madrid e ainda goleou duas vezes por 4 a 0.
Reprodução/X @AtletiFemenino
Resultados de setembro
A primeira vitória de setembro já veio no clássico de Madrid, com triunfo de 2 a 1 sobre o Real Madrid, com gol de Luany aos 38 minutos do segundo tempo.
O Atlético também teve goleadas: ganhou do Levante por 4 a 0. Luany não jogou a primeira etapa, entrando apenas no segundo tempo da partida. No entanto, durante sua participação, o Atlético saiu de 1 a 0 para 4 a 0, com uma assistência e um gol da brasileira.
O time de Madrid também goleou o Granada, pelo mesmo placar de 4 a 0. Luany distribuiu uma assistência e saiu como uma das melhores em campo.
O único jogo do mês que não teve a participação direta da brasileira foi o confronto com o Madrid CFF. Naquele jogo, Luany não conseguiu contribuir com gol ou assistência. Mesmo assim, o Atlético segurou o empate fora de casa.
Carreira
A carreira profissional de Luany se iniciou em 2019, quando disputou partidas pelo Sub-18 e time principal do Fluminense. O mesmo aconteceu em 2020, quando jogou 13 jogos com o elenco Sub-18 e 5 com o profissional.
O primeiro gol profissionalmente veio em 2021, ano em que fez 3 gols e 2 assistências em 12 partidas disputadas.
Um ano depois, a meio-campista foi para o Grêmio. Em 2022, a jogadora fez 5 gols atuando pelo Sub-20 e participou de mais 4 no elenco principal.
Reprodução/Instagram @luany_rosa03
Em 2023, o Seattle Reign comprou os direitos da jogadora, que, logo depois, foi emprestada para o Madrid CFF. Na primeira temporada na Europa, Luany fez 6 gols e 5 assistências em 27 jogos disputados.
O desempenho pelo Madrid CFF despertou olhares de um rival da cidade: o Atlético de Madrid, que comprou a jogadora para a temporada 2024/2025.
Durante a primeira temporada pelo Atleti, a brasileira fez 4 gols e 4 assistências em 26 jogos, mostrando que teria uma boa adaptação ao time.
Contudo, a temporada 2025/2026 começou de ainda melhor, visto que ela tem médias de 1 participação em gol por jogo, já que fez 5 gols e 3 assistências em 8 jogos disputados.
A coroação do desempenho veio com o Prêmio de Melhor Jogadora do Mês de setembro, com ótimas atuações, resultados e participações em gols para o Atlético de Madrid.