Um novo segmento de influenciadoras, com atletas consagradas ou em ascensão, está chamando atenção para o futebol feminino. Treinos, campeonatos e o dia a dia fora de campo são algumas das principais postagens das novas influenciadores esportivas.
Com isso, momentos de intimidade com a família, viagens e os cuidados estéticos fazem parte do feed para manter os seguidores engajados.
Sendo assim, quem “domina” esse novo universo é a atacante suíça Alisha Lehmann que é a jogadora mais seguida do mundo, com postagens até mesmo em que parece pilotar helicóptero.
E para destacar essa nova cultura de influência, o Campo Delas listou as 10 jogadoras internacionais com mais seguidores nas redes sociais.
Os dados são do site Socially Powerful e destacam as jogadores internacionais. Só que, por outro lado, tem brasileira que também poderia fazer parte desta lista (veja mais abaixo).
As mais seguidas
Alisha Lehmann é uma das influenciadoras de futebol feminino mais reconhecidas no mundo, com mais de 16,6 milhões de seguidores no Instagram e uma forte presença no TikTok. Além de integrar a seleção suíça, a atleta é jogadora do Aston Villa. O último viral da atleta, foi uma viagem pilotando um helicóptero.
Com 9,6 milhões, a norte-americana Alex Morgan não está mais em atividade. Só que, mesmo longe das quatro linhas, a atleta segue engajando os torcedores com conteúdos relacionados ao esporte e o dia a dia com as filhas e o marido. Bicampeã da Copa do Mundo e campeã olímpica, Morgan usa as redes sociais para defesa da igualdade de gênero no esporte e para elevar a força do Futebol Feminino.
Uma das atletas de maior destaque na atualidade, Alexia Putellas completa o top 3 de jogadoras mais influentes nas redes sociais. Com 3,4 milhões de seguidores, a premiada jogadora do Barcelona publicada os bastidores das competições e sua jornada pessoal. Além disso, Putellas também é uma das atletas que levanta bandeiras importantes que vão além do futebol.
A croata Ana-Maria Marković tem sua vida profissional e pessoal seguida por 2,9 milhões de internautas. Em suas redes sociais, a atacante da seleção croata e do FC Brooklyn mistura conteúdo do estilo de vida que leva fora dos gramados e também os treinos e jogos como jogadora do Futebol Feminino.
Com 2 milhões de seguidores, Megan Rapinoe é uma das jogadoras mais influentes e na luta por igualdade de gênero, direitos LGBTQIA+ e a justiça racial. Sendo assim, durante as postagens, ela mescla conteúdo com a vida de atleta, vida pessoal e ativismo.
A medalhista de ouro olímpica e atacante da seleção canadense Jordyn Huitema, por outro lado, tem 1,3 milhões de seguidores. Assim como Megan, ela também mescla conteúdo destaques de futebol com a vida pessoal. Com isso, a atleta investe em posts criativos para engajar os seguidores.
Já a capitão do Arsenal Leah Williamson conquistou mais de 1,2 milhões de seguidores. Líder da seleção inglesa, Williamson segue a receita das outras atletas e mostra aos seguidores grandes momentos como jogadora e como é a vida cotidiana. Jogos, estudos e dia a dia fazem o perfil ser um dos mais seguidos do mundo.
Uma jogadora em ascensão do Paris Saint-Germain e da seleção francesa é Sakina Karchaoui. Desta forma, ela também se destaca nas redes sociais. Com mais de 1 milhão de seguidores, a atleta registra todos os momentos dos títulos nacionais e europeus já conquistados. Viagens e vida pessoal também fazem parte das postagens.
Logo em seguida, Lucy Bronze, um das estrelas do futebol da Inglaterra, e tem conquistado espaço como influenciadora. São mais de 902 mil seguidores nas redes, com bastidores de treinos e jogos. A vida pessoal também é tema das postagens.
Tem ainda a norte-americana Trinity Rodman é atacante da Seleção Nacional Feminina dos EUA (USWNT) e do Washington Spirit. Com mais de 630 mil seguidores, a jogadora destaca principalmente conteúdos relacionados ao futebol. A atleta de 22 anos destaca treinos, jogos e um pouco do seu dia a dia pessoal.
Por fim, completando a lista, a sueca Fridolina Rolfö publica jogos, diários de viagens e bastidores dentro e fora dos gramados. Atualmente no Manchester United Women, a jogadora já atuou pelo FC Barcelona e venceu duas Ligas dos Campeões Femininas da UEFA, juntamente com quatro títulos de liga.
Brasileiras mais seguidas
Só que, além das internacionais, entre as brasileiras, há jogadoras influentes e com milhares se seguidores nas redes sociais. Assim como as jogadoras “estrangeiras”, elas também mantêm as redes sociais ativas e diversificadas. Desta forma, também são referências como influenciadoras. Veja a lista:
- Marta (2,7 milhões de seguidores);
- Kerolin (786 mil);
- Gabi Zanotti (508 mil);
- Andressa Alves (672 mil);
- Debinha (489 mil).