A Eurocopa Feminina chega ao seu capítulo final e reserva um grande duelo pela taça para os fãs do Futebol Feminino. Espanha e Inglaterra, que repetem a final da Eurocopa Masculina em 2024, confirmaram o favoritismo e chegaram à grande decisão da competição. A partida promete muita emoção nos 90, podendo ser até 180 minutos mais penalidades, dado o equilíbrio dos dois times. As duas seleções também decidiram a última Copa do Mundo Feminina, em 2023, quando as espanholas se sagraram campeãs. E desta vez, quem leva?
COMO CHEGA A ESPANHA?

De forma inédita, a seleção da Espanha chegou à grande decisão da Eurocopa Feminina, deixando para trás, na fase de grupos, Portugal, Bélgica e Itália. Nas quartas, a equipe derrotou as anfitriãs, Suiça, com vitória por 2 a 0. E na semi, superou a Alemanha por 1 a 0. Detentoras de duas Bolas de Ouro cada uma, Alexia Putellas e Aitana Bonmatí são as principais esperanças da equipe espanhola para erguer mais um troféu. Claudia Pina, artilheira do Barcelona, também é uma das grandes armas do time comandado por Montsé Tomé.
E A INGLATERRA?

Com a Espanha engasgada desde a final da Copa do Mundo de 2023, a Inglaterra quer revanche e levar o título da Eurocopa Feminina de volta para casa. Detentora do título, que foi conquistado em 2022, as inglesas chegam fortes para levar o bicampeonato. Nomes como Lauren Hemp, Gerogia Stanway, Mary Earps e Lauren James, comandam as Leoas. Na primeira fase, a equipe passou em segundo lugar, vencendo Holanda e País de Gales, perdendo apenas para a França. Nas quartas superou a Suécia nas penalidades e deixou a Itália para trás na semifinal.
RETROSPECTO
Inglaterra e Espanha já se enfrentaram 19 vezes. São oito vitórias para o lado inglês contra cinco das espanholas, além de seis empates. O embate mais decisivo foi na final da Copa do Mundo de 2023, que resultou na conquista da Espanha, com gol de Olga Carmona.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
ESPANHA: Coll; Batlle, Paredes, Aleixandri, Carmona; Bonmati, Guijarro, Putellas; Caldentey, Pina e Esther González. Técnica: Montsé Tomé.
INGLATERRA: Hampton; Bronze, Williamson, Morgan, Greenwood; Toone, Walsh, Stanway; James, Russo, Hemp. Técnica: Sarina Wiegman.
ONDE ASSISTIR
Data: 27 de julho
Horário: 13 horas (Brasília)
Local: St. Jakob, em Basel, Suiça
Transmissão: Cazé TV