A final da Eurocopa Feminina, entre Inglaterra e Espanha, no final do mês passado, continua repercutindo. A partida foi para os pênaltis e, durante as cobranças, a goleira inglesa Hannah Hampton revelou que jogou fora as anotações que estavam na garrafa da goleira espanhola Cata Coll, sobre as características das batedoras rivais.
A prática de colocar anotações sobre os batedores de pênaltis da equipe adversária tornou-se um hábito comum em partidas decisivas. Com o objetivo de conhecer as preferências de batidas das jogadoras inglesas, a goleira Cata Coll colocou suas anotações na garrafa de água. No entanto, ela não contava com a estratégia da adversária.
Em entrevista ao TalkSport, Hannah Hampton revelou como colocou seu plano em prática:
“A goleira espanhola tinha as anotações na garrafa. Então pensei: quando ela for para o gol, vou pegar e jogar para os torcedores ingleses, assim ela não pode usar”.
Hannah contou que escreveu suas anotações no braço, para evitar perdê-las ou que alguém as pegasse, e explicou como conseguiu trocar a garrafa da goleira espanhola:
“Quando ela [Cata Coll] foi para o gol, a garrafa ficou sozinha, não ficou? Estava numa toalha, então é só pegar. A minha estava vazia, mas tinha os mesmos patrocinadores e tudo, então coloquei a minha no lugar, joguei a dela para os torcedores e ela ficou com uma garrafa sem nada. Ela ficou procurando onde estava. Enquanto ela voltava, eu ia para o outro lado. Ela estava confusa. Eu estava me esforçando para não cair na risada”, declarou.
Apesar de não ter suas anotações, Cata Coll defendeu a mesma quantidade de pênaltis que Hannah. As goleiras bloquearam duas cobranças, mas a seleção inglesa conquistou o título da Eurocopa Feminina.
Personagem da Euro
A goleira inglesa foi uma das grandes personagens da Eurocopa Feminina. No início do torneio, ela chamou atenção sobre um problema físico no olho que precisou superar para se tornar jogadora profissional.
Após a conquista, Hannah comoveu os fãs depois de revelar que disputou a competição superando a perda recente do avô, seu grande incentivados no esporte.
Assim como Marta e Amanda Gutierrez, Hannah Hampton, jogadora do Chelsea, está no grupo das 30 atletas que estão concorrendo à Bola de Ouro de melhor jogadora.