A 1ª edição da Copa Rainha Marta Nordeste começou nesta terça-feira (4) com goleada do estado da homenageada. Nesta quarta-feira (5) mais três jogos agitam a disputa do campeonato inédito no Futebol Feminino.
A competição homenageia Marta Vieira da Silva, alagoana seis vezes eleita a melhor jogadora do mundo, e representa não apenas uma disputa esportiva, mas uma política pública consolidada de incentivo ao esporte feminino e de integração regional.
Leia também: “Fico feliz de ver como o Futebol Feminino evoluiu”, diz Rainha Marta
O primeiro jogo do dia da Copa Rainha Marta aconteceu entre Piauí e Paraíba, às 9h. Com 3 a 0, Piauí somou os três primeiro pontos o grupo A. O segundo jogo, às 15h, entre Maranhão e Bahia, válido pelo grupo B, terminou em empate sem gols.
Já a goleada foi no encerramento do primeiro dia, às 20h. A equipe da casa e estado natal da Rainha Marta, Alagoas, marcou 7 a 0 no time de Pernambuco, pelo grupo C. Antes da partida foi realizada a cerimônia de abertura.
A homenageada, a atacante Marta, postou um vídeo assistindo a uma partida da Copa. A jogadora mora atualmente no Estados Unidos e atua pelo Orlando Pride.
Mais jogos na Copa Rainha Marta
A competição segue nesta quarta-feira (5), quando Pernambuco e Rio Grande do Norte entram em campo pelo grupo C. Já o Piauí encara o Ceará pelo grupo A. E encerrando o segundo dia de disputas, o Maranhão encara o time de Sergipe pelo grupo B.
Os jogos da Copa Rainha Marte Nordeste podem ser acompanhados ao vivo pelo Youtube.
Formato da competição, chaveamento e classificação
As nove seleções participantes estão divididas em três grupos de três equipes na Copa Rainha Marta. A primeira fase é em turno único, com cada seleção jogando duas partidas e folgando em uma das três rodadas iniciais.
Assim, os três primeiros colocados de cada grupo se classificam automaticamente para as semifinais. Finalmente, a vaga restante será do melhor segundo colocado geral da fase de grupos.
A partir das semifinais, a competição segue no formato de mata-mata, com partidas únicas tanto nas semifinais quanto na grande final, prometendo emoção a cada lance. A disputa na capital alagoana começa com uma rodada tripla e intensa.
