O Bahia Feminino inicia sua caminhada na Copa Maria Bonita neste domingo (5), contra o CRB. Considerada uma das favoritas ao título, a equipe chega embalada pelos bons resultados conquistados ao longo da temporada nos campeonatos nacionais e estaduais.
A campanha das Mulheres de Aço em 2025 tem sido marcada por feitos expressivos. O time foi o primeiro do Nordeste a alcançar a fase de mata-mata do Brasileirão Feminino e também se tornou a primeira equipe profissional do Bahia à chegar numa semifinal da Copa do Brasil.
Pelo Campeonato Baiano de Futebol Feminino, o desempenho também é expressivo. O Bahia Feminino avançou à fase eliminatória de forma invicta, com seis triunfos em seis jogos, 59 gols marcados e nenhum sofrido.
Expectativa pela competição
Vice-artilheira do Bahia na temporada, com 12 gols, a atacante Gica destacou a preparação da equipe e a expectativa para a Copa Maria Bonita:
“A expectativa é muito grande. A gente trabalhou muito durante o ano todo. Agora que chegou o momento, todo mundo está muito bem preparado. Vamos entregar o nosso melhor para buscar os triunfos e sair com o título.”
A atacante também ressaltou a importância da competição regional para o fortalecimento do futebol feminino no Nordeste:
“É muito importante para dar visibilidade ao Futebol Feminino e ao futebol nordestino como um todo. Isso também incentiva meninas que estão começando agora e que ainda não têm a mesma estrutura.”
Estratégia e gestão do elenco
Felipe Freitas, técnico do Bahia Feminino, revelou que a estratégia adotada na Copa Maria Bonita seguirá o mesmo modelo utilizado durante o Campeonato Baiano e a Copa do Brasil:
“É usar parte de laboratório, mas ao mesmo tempo ser competitivo em algumas ações. Então, a gente pretende ser completamente ofensivo em todos os jogos.”
O treinador também comentou sobre o desafio de administrar o elenco em uma competição de curta e intensa, com partidas a cada 48 horas:
“A característica é diferente, então é a cada 48 horas que você vai ter uma sequência de jogos. Então, a gente tem que controlar isso para que as atletas não se lesionem, mas é manter o nosso espírito ofensivo, aguerrido, que tem sido ao longo de todas as competições, para que a gente consiga também chegar a mais uma final e, se tudo der muito certo, ser campeão também.”
Além da Copa Maria Bonita, o Bahia Feminino segue vivo na semifinal da Copa do Brasil Feminina e nas quartas de final do Baianão Feminino, demonstrando força e consistência na temporada.
Copa Maria Bonita
Integrante do Grupo C da Copa Maria Bonita, o Bahia enfrenta o CRB neste domingo (5), na partida de estreia. A segunda partida das Mulheres de Aço está marcada para terça-feira (7), o adversário será o Atlético Piauiense.