Atrás apenas do Brasil, a Colômbia é a segunda colocada no ranking da Conmebol no Futebol Feminino da América do Sul. Por isso, o país tem se consolidado como uma das principais forças da modalidade no continente e pode surpreender na Libertadores.
Na edição de 2025 da Copa Libertadores Feminina, a Colômbia conta com dois participantes: Deportivo Cali e Santa Fe. A equipe de Cali conquistou a vaga por vencer o Campeonato Colombiano Feminino. Já o Santa Fe, vice-campeão da competição nacional, conquistou a vaga pelo ranking.
No dia 21 de setembro, a equipe do Deportivo Cali conquistou mais um título de campeã da Colômbia sobre a equipe do Santa Fe e já garantiu sua vaga na próxima edição da Libertadores.
Histórico na Libertadores
Nas últimas edições da Libertadores Feminina, os times brasileiros e colombianos têm cruzado o mesmo caminho e se enfrentado no mata-mata. As equipes da Colômbia também causam um grande incômodo.
Na edição de 2022, o Deportivo Cali eliminou a Ferroviária nas quartas de final da Libertadores, e na semifinal foi derrotado pelo Boca Juniors. Já o América de Cali enfrentou o Palmeiras na semifinal, perdeu para as Palestrinas, mas o terceiro lugar da competição foi disputado pelas duas equipes colombianas.
Na Libertadores Feminina de 2023, o Corinthians venceu o América de Cali nas quartas de final da competição. Na semifinal tivemos mais um confronto entre Brasil e Colômbia: o Palmeiras venceu o Atlético Nacional, avançou para a final. Já a equipe colombiana enfrentou o Internacional na disputa pelo terceiro lugar e venceu.
Na última edição da Libertadores, Brasil e Colômbia se enfrentaram diretamente na final da competição. Em 2024, Corinthians e Santa Fe disputaram o título da Libertadores; a equipe do Brasil venceu por 2 a 0 e conquistou o bicampeonato.
Histórico no continente
No cenário das seleções, os confrontos entre Brasil e Colômbia também são constantes. Em quatro das 10 edições da Copa América Feminina, Brasil e Colômbia fizeram a final. A seleção brasileira venceu em todas as ocasiões