O sorteio com os grupos das Eliminatórias da Europa para Copa do Mundo Feminina 2027 foi realizado pela Fifa e gerou clássico que vai deixar a disputa ainda mais acirrada. O Brasil será o palco do maior evento do Futebol Feminino.
Leia também: Canarinha, Tropical, Ginga, Rainha: qual vai ser o nome da bola da Copa do Mundo Feminina de 2027
No total, 53 países vão disputar as 11 vagas disponíveis pelas Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo. Os grupos são divididos por ligas: A, B e C (veja mais abaixo).
Os dois primeiros grupos tem 32 seleções, enquanto o terceiro tem 21. Além disso, uma 12ª equipe pode se classificar, caso vença a disputa intercontinental.
A atual campeã Espanha vai enfrentar a Inglaterra, repetindo a final da última edição da Copa do Mundo em 2023, com ambas equipes no mesmo grupo.
Como funcionam as Eliminatórias da Europa
A fase de grupos das Eliminatórias será realizada entre março e junho de 2026. Quatro países terminaram a fase classificados para a Copa do Mundo.
Entre outubro e dezembro de 2023 serão disputados os playoffs. Outras sete seleções vão garantir a vaga no torneio mundial, além do time que disputará o duelo intercontinental valendo a última vaga.
Após a fase de grupos, os primeiros colocados dos quatro grupos da Liga A se garantem automaticamente na Copa do Mundo 2027.
Já nos playoffs, os quatro segundos e terceiros colocados da Liga A enfrentam os seis primeiros e os dois melhores segundos colocados da Liga C.
Depois, os quatro quartos colocados da Liga A e os quatro primeiros da Liga B enfrentam os segundos e terceiros colocados da Liga B.
Os vencedores desses duelos se garantem na segunda rodada dos playoffs e definem novo chaveamento.
Os sete vencedores mais bem colocados desses duelos se garantem no Mundial, enquanto o oitavo vencedor, mas que tinha o pior ranqueamento, disputa a última vaga contra uma seleção de outro continente.
Confira as seleções e os grupos das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo
Liga A
- Grupo A1: Suécia, Itália, Dinamarca e Sérvia
- Grupo A2: França, Países Baixos, Polônia e Irlanda
- Grupo A3: Espanha, Inglaterra, Islândia e Ucrânia
- Grupo A4: Alemanha, Noruega, Áustria e Eslovênia
Liga B
- Grupo B1: País de Gales, Tchéquia, Albânia e Montenegro
- Grupo B2: Suíça, Irlanda do Norte, Turquia e Malta
- Grupo B3: Portugal, Finlândia, Eslováquia e Letônia
- Grupo B4: Bélgica, Escócia, Israel e Luxemburgo
Liga C
- Grupo C1: Bósnia e Herzegovina, Estônia, Lituânia e Liechtenstein
- Grupo C2: Croácia, Kosovo, Bulgária e Gibraltar
- Grupo C3: Hungria, Azerbaijão, Macedônia do Norte e Andorra
- Grupo C4: Grécia, Ilhas Faroé e Geórgia
- Grupo C5: Romênia, Chipre e República da Moldova
- Grupo C6: Belarus, Cazaquistão e Armênia
