A Colômbia tem se destacado no futebol sul-americano nos últimos anos. Em 2024, a seleção masculina chegou à final da Copa América. Agora, em 2025, é a vez da seleção feminina disputar o título continental, alcançando sua segunda final consecutiva da Copa América Feminina.
Na edição masculina, a Colômbia acabou derrotada pela Argentina por 1 a 0 e ficou com o vice-campeonato.
Já na competição feminina, a Colômbia avançou em segundo lugar no Grupo B. Na fase de grupos, somou 10 pontos com duas vitórias e dois empates.
A classificação para a final veio após uma partida equilibrada contra a Argentina. No tempo regulamentar, o confronto terminou 0 a 0, e a definição da vaga aconteceu nos pênaltis, com triunfo colombiano.
Estrelas mundiais
Um dos motivos do sucesso colombiano é a qualidade dos atletas tanto no masculino, quanto no feminino. Entre os homens, a base do time titular joga toda nas grande ligas europeias. O astro Luiz Díaz, Liverpool, é o principal destaque. Já entre as mulheres, uma jovem estrela chama atenção dos fãs ao redor do mundo. Linda Caicedo, de apenas 20 anos, é jogadora do Real Madrid e aparece como sucessora de Marta, pelo menos, no cenário sul-americano.
Final da Copa América Feminina
A decisão acontece no sábado (2), às 18h (horário de Brasília), no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, no Equador. O adversário da Colômbia será definido nesta terça-feira (29), na semifinal entre Brasil e Uruguai.