O técnico da Seleção Brasileira Feminina, Arthur Elias, foi indicado ao prêmio de melhor treinador de futebol feminino no prêmio Bola de Ouro 2025. Campeão da Copa América Feminina no último sábado (3), ele é o único brasileiro na lista.
Na manhã desta quinta-feira (7), a revista France Football anunciou os indicados ao Ballon d’Or 2025. Concorrendo com Arthur estão Sonia Bompastor, treinadora do Chelsea; Justine Madugu, comandante da seleção feminina da Nigéria; Renée Slegers, do Arsenal; e Sarina Wiegman, técnica da Inglaterra e campeã da Eurocopa deste ano.
A cerimônia de premiação acontecerá no dia 22 de setembro, no Théâtre du Châtelet, em Paris. Portanto, esta será a primeira vez, em 69 edições, que a distribuição de troféus entre homens e mulheres será igualitária.
Arthur Elias
Esta não é a primeira vez que o técnico de 44 anos é indicado ao Ballon d’Or. Em 2024, Arthur também apareceu na lista, mas perdeu o prêmio para Emma Hayes, então treinadora do Chelsea.
Nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, Arthur comandou a Seleção Brasileira na conquista da medalha de prata, um feito que não acontecia há 16 anos. Assim, seu primeiro título oficial à frente da equipe veio no último fim de semana, com a vitória na Copa América Feminina.
Desde que assumiu o comando da Seleção, em 2023, Arthur Elias soma 19 vitórias, cinco empates e apenas sete derrotas.
Antes da Seleção, bem como agora, o técnico já acumulava um currículo recheado de títulos. Campeão brasileiro em 2013 com o Centro Olímpico, Arthur foi para o Audax/Corinthians em 2016. Lá, conquistou a Copa do Brasil e a Libertadores. Com o fim da parceria entre os clubes, permaneceu no Corinthians, onde venceu quatro vezes o Campeonato Brasileiro, três Libertadores, uma Copa do Brasil, uma Supercopa, uma Copa Paulista e três Paulistões.