A meio-campo do Barcelona Feminino, Alexia Putellas, marcou um golaço na estreia da Champions League. A jogadora é mundialmente premiada e uma das atletas mais influentes e seguidas nas redes sociais. Por isso, os gols que marcam ganham ainda mais visibilidade. O time espanhol goleou o Bayern Munich por 7×1.
Mas, quem é Alexia Putellas?
A atleta, além de fenômeno nas redes sociais, tem todos os títulos disputados: individuais e de clubes.
A meio-campo é campeã da Copa do Mundo Feminina pela Espanha. E atuou em mais de 100 jogos pela seleção.
Marcos da carreira da atleta
A craque foi a primeira a conquistar a tríplice coroa: melhor jogadora do ano da UEFA, melhor jogadora da FIFA e a Bola de Ouro Feminina. Os prêmios foram conquistados em 2021, e ela repetiu o feito no ano seguinte. Assim, fica fácil afirmar que a atleta é, antes de tudo, craque em campo. E ainda faz sucesso nas redes sociais.
Torcedora do Barcelona, foi artilheira pelo time da Liga dos Campeões Feminina na temporada 2021/2022 com 11 gols. Ela ainda tem a marca de ter sido a primeira capitã a levantar a taça da competição. Alexia foi campeã em 2021, 2023 e 2024.
A jogadora do Barcelona tem dezenas de títulos da Liga Espanhola (Liga F), sendo sete em sequência, e também a Copa da Rainha (Copa de la Reina).
Alexia Putellas é um fenômeno nas redes socias
A meio-campo do Barcelona tem forte inflência nas redes sociais e usa as plataformas não apenas para o esporte, mas também para se posicionar sobre temas sociais.
A atleta é uma das mais seguidas do mundo e traz visibilidade mundial ao futebol feminino.
Alexia se tornou um estrela global do esporte e é uma referência para marcas, e ainda levanta a bandeira da igualdade no esporte.
No Instagram, com mais de 3,3 milhões de seguidores, a atleta compartilha as conquistas de títulos, o dia a dia no clube e seleção, vida pessoal e também as campanhas publicitárias. Ou seja, ela não esconde as preferências que tem.
Ela é embaixadora da Iberdrola, empresa multinacional do segmento de energia. A marca francesa de dermocosméticos La Roche-Posay também faz parte para as quais Alexia faz campanhas.
Posicionamento sobre esporte e temas sociais
Já o X, antigo Twitter, é usado por Alexia para mensagens mais diretas, muitas vezes se posicionando sobre questões importantes no futebol e na sociedade. Ou seja, a atleta procura ser mais do que uma grande jogadora.
Em 2023, logo após a Espanha vencer a final da Copa do Mundo contra a Inglaterra, ela prestou apoio a companheira de equipe Jenni Hermoso. Na ocasião, o presidente da RFEF, Luis Rubiales, beijou Hermoso na boca na entrega das medalhas.
Dessa forma, os fatos ganharam repercussão. O caso resultou em uma crise institucional no futebol espanhol. Levou à suspensão de Luis Rubiales pela FIFA e à sua posterior renúncia.