Artilheira do Flamengo Feminino e do Campeonato Carioca Feminino, a atacante Mariana Fernandes, de 21 anos, entra na decisão estadual como um dos principais destaques do time. No seu primeiro ano no elenco principal, ela assumiu protagonismo, evoluiu tecnicamente e absorveu a experiência de grandes referências do Futebol Feminino.

Enquanto se prepara para enfrentar o Fluminense na reedição da final do ano passado, ela conversou com exclusividade ao Campo Delas, do Portal iG.
Falamos sobre a expectativa para a final do Campeonato Carioca Feminino. Analisamos sua evolução no primeiro ano como profissional. Além de ouvir sobre seu aprendizado ao lado das atletas mais experientes do elenco rubro negro. Acompanhe:
Expectativa para o primeiro jogo da final
Campo Delas: O Flamengo disputa o título contra o Fluminense, reeditando a final do ano passado. Qual a sua expectativa para o primeiro jogo da final?
“A expectativa é de um jogo disputado, como um clássico grande que é. É uma oportunidade de abrir vantagem nessa decisão, então acredito que os times estarão ainda mais atentos e analisando cada detalhe um do outro. Mesmo jogando fora de casa, vamos tentar impor o nosso estilo e sair com a vitória. Queremos sair na frente e faremos o que tiver ao nosso alcance pra isso.”

Artilharia e consolidação no profissional
Campo Delas: Você é artilheira do time na competição, qual a importância dessa conquista, pensando principalmente na sua consolidação no time profissional?
“O foco é ajudar a equipe não só com gols, mas com um bom desempenho, mas é sempre gratificante ser reconhecida pelas individualidades, como a artilharia do campeonato. Isso, com certeza, ajuda para que eu me consolide no profissional mesmo com um elenco repleto de grandes jogadoras e no meu primeiro ano no time de cima.”

Aprendizado ao lado de referências da modalidade
Campo Delas: Como é jogar ao lado de grandes nomes da modalidade, como Cristiane, Djeni, Gláucia, Thaisa, entre outras?
“É uma honra diária que me proporciona aprender e evoluir constantemente com tantas referências. Elas me cobram e me orientam na mesma proporção, então aproveito isso pra extrair o máximo da experiência de cada uma delas. Tem sido muito bom pensando no crescimento da minha carreira estar vivendo esses momentos.”

O Caminho até a final
As Meninas da Gávea fecharam o primeiro turno do Carioca na liderança, conquistaram a Taça Guanabara e avançaram à final após empatarem com o Vasco no jogo de ida e vencerem por 3 a 0 na volta.
Ao longo do torneio, Mariana assumiu papel decisivo nos resultados da equipe, mesmo após a mudança de comando técnico no meio da competição. A atacante marcou 16 gols, incluindo duas atuações impressionantes em que balançou a rede cinco vezes: na estreia por 18 a 0 contra o Búzios e na maior goleada do Carioca, 20 a 0 sobre o Resende.

O primeiro jogo da decisão do Campeonato Carioca Feminino acontece hoje (14), às 20:30, no Estádio Moça Bonita, em Bangu, contra o Fluminense.
